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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mansotti, Renato Stefanuto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-11T13:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-11T13:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS POR LIBERDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho pretende compreender as possibilidades pelas quais o estudo do movimento conhecido como Democracia Corinthiana pode contribuir como instrumento de compreensão e análise das lutas por liberdade no final do regime militar de 1964-85 em sala de aula por professores de História. A pesquisa tem por objetivo analisar aspectos da História do Futebol em que o esporte se aproxima das classes populares e funciona como um catalisador do exercício da cidadania e da democracia. Um desses aspectos é a Democracia Corinthiana, um movimento ocorrido entre 1982 e 1984 onde jogadores de futebol do Sport Club Corinthians Paulista passaram a tomar decisões em conjunto, num claro exercício de autogestão. Por meio da análise das páginas da Folha de São Paulo e da Revista Placar com base nos textos de José Paulo Florenzano (2020) e seu conceito de “jogador-operário” que pretende ver o jogador de futebol como um indivíduo questionador da realidade em que vive, ainda, o trabalho do sociólogo francês Serge Berstein (1998) e seu conceito de cultura política mostrando que é necessário se considerar as aspirações e individualidades compartilhadas e como as trajetórias individuais influenciam no coletivo. A possível contribuição do estudo do movimento para o Ensino de História está baseada no conceito de “negociação de distância” conforme desenvolvido por Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2015) que pretende usar os referenciais culturais dos estudantes, como o futebol, para trazer o passado até o presente, contribuindo na compreensão do contexto histórico por esses estudantes. A materialização desse estudo está expressa no site Futebol e História, criado para auxiliar os docentes no uso do futebol como compreensão do conteúdo histórico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História do Futebol. Democracia. Ensino de História. Cidadania | pt_BR |
Título: dc.title | O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS POR LIBERDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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