O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS POR LIBERDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMansotti, Renato Stefanuto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-11T13:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-11T13:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS POR LIBERDADE NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748016-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho pretende compreender as possibilidades pelas quais o estudo do movimento conhecido como Democracia Corinthiana pode contribuir como instrumento de compreensão e análise das lutas por liberdade no final do regime militar de 1964-85 em sala de aula por professores de História. A pesquisa tem por objetivo analisar aspectos da História do Futebol em que o esporte se aproxima das classes populares e funciona como um catalisador do exercício da cidadania e da democracia. Um desses aspectos é a Democracia Corinthiana, um movimento ocorrido entre 1982 e 1984 onde jogadores de futebol do Sport Club Corinthians Paulista passaram a tomar decisões em conjunto, num claro exercício de autogestão. Por meio da análise das páginas da Folha de São Paulo e da Revista Placar com base nos textos de José Paulo Florenzano (2020) e seu conceito de “jogador-operário” que pretende ver o jogador de futebol como um indivíduo questionador da realidade em que vive, ainda, o trabalho do sociólogo francês Serge Berstein (1998) e seu conceito de cultura política mostrando que é necessário se considerar as aspirações e individualidades compartilhadas e como as trajetórias individuais influenciam no coletivo. A possível contribuição do estudo do movimento para o Ensino de História está baseada no conceito de “negociação de distância” conforme desenvolvido por Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2015) que pretende usar os referenciais culturais dos estudantes, como o futebol, para trazer o passado até o presente, contribuindo na compreensão do contexto histórico por esses estudantes. A materialização desse estudo está expressa no site Futebol e História, criado para auxiliar os docentes no uso do futebol como compreensão do conteúdo histórico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Futebol. Democracia. Ensino de História. Cidadaniapt_BR
Título: dc.titleO FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DAS LUTAS POR LIBERDADE NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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