Guia Interativo: Mesas Digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRego, Thais Cristina Rodrigues Tezani Maria Angélica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-11T18:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-11T18:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
identificador: dc.identifier.otherGuia Interativo: Mesas Digitaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747992-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional “Guia Interativo: Mesas Digitais” editado por meio software multifuncional titulado Genially (https://app.genial.ly/?from=login-true). Nesta plataforma foi possível criar o conteúdo referente ao que temos nas mesas digitais, jogos e interações. O guia pode ser acessado pelo celular ou pelo computador através do link disponibilizado pela pesquisadora (https://view.genially.com/636907e74273d90019f175c4/guide-guia-digital- interativo). O Guia serve como instrumento de orientação para a exploração das mesas digitais, favorece a criação de um ambiente lúdico e contribui para aprendizagem, pois eles participam da leitura, acesso as atividades, utilizando-se de várias habilidades e competências. São orientações didáticas para os alunos público-alvo da Educação Especial, relacionando as atividades presentes nas mesas digitais com apontamentos daqueles que melhor contribuem para a aprendizagem. As áreas de conhecimento que compõem o Guia são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A faixa etária abrangente é dos 5 aos 14 anos. O trabalho pedagógico com os Estudantes Público Alvo da Educação Especial nas SRM empregando as tecnologias possibilita contribuir para desenvolver as habilidades como atenção, pensamento crítico, inferência, leitura, interpretação, auto regulação, entre outras, necessárias para que ocorra a aprendizagem, pois eles se sentem motivados, curiosos, mesmo diante das dificuldades específicas de cada deficiência. A utilização de recursos digitais como as mesas digitais motivam o aluno a sua aprendizagem tornando mais significativa e de maneira mais acessível a interpretação, interação e comparação. O produto educacional por meio do computador ou notebook servirá para alunos em fase de alfabetização ou já alfabetizados para que sua exploração seja autônoma, ou seja, sem auxílio da professora para sua execução. Pudemos perceber que para os alunos não alfabetizados, o Guia deve ser impresso e ter o auxílio da professora, em razão de que estes alunos não manipulam as mesas digitais sozinhos e consequentemente não executam o Guia independente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent40,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGuia Interativo: Mesas Digitaispt_BR
Título: dc.titleGuia Interativo: Mesas Digitaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons