GÊNEROS TEXTUAIS: uma proposta de aula efetivamente aplicada em uma turma de nono do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Evailde de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Laura Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Milla de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorBETTA, Thiago Eugenio Loredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-10T18:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-10T18:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherGÊNEROS TEXTUAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747978-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando sua aplicação em uma turma do nono ano (903) do ensino fundamental por, meio do Programa Residência Pedagógica (RP) da CAPES, o presente produto educacional busca apresentar caminhos para solucionar a questão-problema identificada na turma mencionada, que é a deficiência no que diz respeito ao conhecimento sobre os gêneros textuais. Nesse sentido, o objetivo do produto aplicado foi o aprimoramento e o aperfeiçoamento do conteúdo, considerando o conhecimento prévio dos estudantes. Para a realização deste trabalho, os principais teóricos abordados foram Marcuschi (2008), que reflete sobre gêneros textuais; e Piaget (1970), que aborda a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes em seus processos de formação na sala de aula. Os resultados da dinâmica ocorreram dentro da expectativa e houve bastantes discussões em torno da temática, algo que avaliamos como positivo. A metodologia de pesquisa adotada é do tipo intervenção pedagógica, tendo como instrumento de coleta de dados as atividades desenvolvidas a partir do produto educacional elaborado durante a RP. Foi notória, ao longo da aplicação do produto, a contribuição para melhorias e aperfeiçoamentos no conhecimento dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos préviospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Título: dc.titleGÊNEROS TEXTUAIS: uma proposta de aula efetivamente aplicada em uma turma de nono do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons