Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Evailde de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Laura Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Milla de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BETTA, Thiago Eugenio Loredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-10T18:59:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-10T18:59:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | GÊNEROS TEXTUAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando sua aplicação em uma turma do nono ano (903) do ensino fundamental por, meio do Programa Residência Pedagógica (RP) da CAPES, o presente produto educacional busca apresentar caminhos para solucionar a questão-problema identificada na turma mencionada, que é a deficiência no que diz respeito ao conhecimento sobre os gêneros textuais. Nesse sentido, o objetivo do produto aplicado foi o aprimoramento e o aperfeiçoamento do conteúdo, considerando o conhecimento prévio dos estudantes. Para a realização deste trabalho, os principais teóricos abordados foram Marcuschi (2008), que reflete sobre gêneros textuais; e Piaget (1970), que aborda a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes em seus processos de formação na sala de aula. Os resultados da dinâmica ocorreram dentro da expectativa e houve bastantes discussões em torno da temática, algo que avaliamos como positivo. A metodologia de pesquisa adotada é do tipo intervenção pedagógica, tendo como instrumento de coleta de dados as atividades desenvolvidas a partir do produto educacional elaborado durante a RP. Foi notória, ao longo da aplicação do produto, a contribuição para melhorias e aperfeiçoamentos no conhecimento dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos prévios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Título: dc.title | GÊNEROS TEXTUAIS: uma proposta de aula efetivamente aplicada em uma turma de nono do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GÊNEROS TEXTUAIS.pdf | 707.24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747978/2/GÊNEROS TEXTUAIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons