Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Ana Clara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Maryanna Cristhina da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BETTA, Thiago Eugenio Loredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-10T18:43:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-10T18:43:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | A redação do Enem em sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747970 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional apresentado oferece uma proposta de atividade pedagógica para ser utilizada por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio, embasada nas contribuições teóricas de Koch (2006), Marcuschi (2008) e Bakhtin (2016) sobre a língua e gênero textual e na metodologia de Intervenção Pedagógica trazida por Damiani et al. (2013), com base no método de ensino de gêneros orais e escritos trabalhado por Dolz et al. (2004) que denomina-se por Sequência Didática. O produto aqui trabalhado, diz respeito a aplicação do gênero Redação Enem em sala de aula, de forma assistida e observada. Este arquivo foi desenvolvido a partir da aplicação deste produto na turma de primeiro ano 1007, locada na escola Liceu de Humanidades de Campos-RJ. Como resultado foi observado uma melhora substancial da escrita e compreensão dos alunos, mesmo que alguns obstáculos tenham permanecido intransponíveis. O material inclui um roteiro detalhado de atividades e uma análise dos resultados obtidos na implementação da sequência didática, além de materiais que podem ser utilizados na aplicação do produto. Espera-se que este recurso apoie os professores na melhoria da compreensão textual e na prática pedagógica voltada para a redação dissertativa-argumentativa, especialmente no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Produção Textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redação Enem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência em Sala de Aula | pt_BR |
Título: dc.title | A redação do Enem em sala de aula: como trabalhar o gênero | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A redação do Enem em sala de aula.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747970/2/A redação do Enem em sala de aula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons