A redação do Enem em sala de aula: como trabalhar o gênero

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Ana Clara-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Maryanna Cristhina da-
Autor(es): dc.contributor.authorBETTA, Thiago Eugenio Loredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-10T18:43:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-10T18:43:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherA redação do Enem em sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747970-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional apresentado oferece uma proposta de atividade pedagógica para ser utilizada por professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio, embasada nas contribuições teóricas de Koch (2006), Marcuschi (2008) e Bakhtin (2016) sobre a língua e gênero textual e na metodologia de Intervenção Pedagógica trazida por Damiani et al. (2013), com base no método de ensino de gêneros orais e escritos trabalhado por Dolz et al. (2004) que denomina-se por Sequência Didática. O produto aqui trabalhado, diz respeito a aplicação do gênero Redação Enem em sala de aula, de forma assistida e observada. Este arquivo foi desenvolvido a partir da aplicação deste produto na turma de primeiro ano 1007, locada na escola Liceu de Humanidades de Campos-RJ. Como resultado foi observado uma melhora substancial da escrita e compreensão dos alunos, mesmo que alguns obstáculos tenham permanecido intransponíveis. O material inclui um roteiro detalhado de atividades e uma análise dos resultados obtidos na implementação da sequência didática, além de materiais que podem ser utilizados na aplicação do produto. Espera-se que este recurso apoie os professores na melhoria da compreensão textual e na prática pedagógica voltada para a redação dissertativa-argumentativa, especialmente no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Produção Textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedação Enempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência em Sala de Aulapt_BR
Título: dc.titleA redação do Enem em sala de aula: como trabalhar o gêneropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons