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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Gabrielli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BETTA, Thiago Eugenio Loredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-10T16:31:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-10T16:31:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Brincando com as palavras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747964 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional apresenta o uso de jogos e gamificação, conforme engendra Fadel (2014) como importante ferramenta de reforço e ensino de gramática da Língua Portuguesa. A importância desta pesquisa se baseia na necessidade de investigar a gamificação como metodologia ativa e elemento pedagógico no processo da aprendizagem. O produto foi construído a partir das experiências vivenciadas no contexto do Programa Institucional Residência Pedagógica, com alunos dos anos finais do ensino fundamental. De acordo com a dificuldade dos alunos no entendimento dos conceitos gramaticais e da necessidade de discutir e revisitar esses conteúdos, a pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Para a realização do projeto, um jogo foi elaborado, a partir do conceito de intervenção pedagógica Damiani (2012), cuja finalidade foi investigar e sanar dúvidas dos alunos acerca dos tópicos apresentados. Assim, a partir dos resultados obtidos, o estudo concluiu que os recursos de gamificação aplicados no contexto educacional tornam a aula mais dinâmica e atrativa para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gamificação | pt_BR |
Título: dc.title | Brincando com as palavras: Gamificação como estratégia para o reforço e ensino dos conteúdos gramaticais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Brincando com as palavras.pdf | 207,49 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747964/2/Brincando com as palavras.pdfDownload |
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