Brincando com as palavras: Gamificação como estratégia para o reforço e ensino dos conteúdos gramaticais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Gabrielli-
Autor(es): dc.contributor.authorBETTA, Thiago Eugenio Loredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-10T16:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-10T16:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-
identificador: dc.identifier.otherBrincando com as palavraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747964-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional apresenta o uso de jogos e gamificação, conforme engendra Fadel (2014) como importante ferramenta de reforço e ensino de gramática da Língua Portuguesa. A importância desta pesquisa se baseia na necessidade de investigar a gamificação como metodologia ativa e elemento pedagógico no processo da aprendizagem. O produto foi construído a partir das experiências vivenciadas no contexto do Programa Institucional Residência Pedagógica, com alunos dos anos finais do ensino fundamental. De acordo com a dificuldade dos alunos no entendimento dos conceitos gramaticais e da necessidade de discutir e revisitar esses conteúdos, a pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Para a realização do projeto, um jogo foi elaborado, a partir do conceito de intervenção pedagógica Damiani (2012), cuja finalidade foi investigar e sanar dúvidas dos alunos acerca dos tópicos apresentados. Assim, a partir dos resultados obtidos, o estudo concluiu que os recursos de gamificação aplicados no contexto educacional tornam a aula mais dinâmica e atrativa para os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Título: dc.titleBrincando com as palavras: Gamificação como estratégia para o reforço e ensino dos conteúdos gramaticaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons