O ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 1980 E A POSSIBILIDADE DO USO DE SUAS LETRAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Lindomar Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-07T14:58:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-07T14:58:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 1980 E A POSSIBILIDADE DO USO DE SUAS LETRAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747903-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto as letras musicais do rock brasileiro da década de 1980 e tem como objetivo principal compreender a viabilidade de sua instrumentalização didática para o ensino de História. Para tanto, traçou-se o seguinte percurso metodológico: 1) compreender e contextualizar historicamente a música, o rock e o ensino de História – e como estes se relacionam nos currículos referenciais normativos da educação brasileira; 2) Analisar as 14 letras de música, compostas na década de 1980, para serem utilizadas no ensino de História, conforme as demandas dos currículos oficiais normativos da educação, e por fim, 3) apresentar o produto final, um guia para o docente do componente curricular de História, para a utilização das letras de rock da década de 1980 em sala de aula. Como instrumentação teórico-metodológica, examina-se as composições citadas acima a partir dos pressupostos presentes nas obras do filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005), sobre o conceito de hermenêutica. Também utilizaremos a noção de discurso postulada por Michel Foucault (1926-1984). Considera-se a relevância da pesquisa, por meio da utilização diversa de fontes/instrumentos didáticos disponíveis e elegíveis – citados nos referenciais curriculares atuais e nastendências metodológicas atuais. Ressalta-se, que esta pesquisa abre a possibilidade de mais estudos, para ampliar o leque – seja de períodos musicais do rock ou de gêneros musicais diversos, para o ensino de Históriapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Rock Nacional. Música. Instrumentos Didáticos. Recursos Didáticos.pt_BR
Título: dc.titleO ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 1980 E A POSSIBILIDADE DO USO DE SUAS LETRAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons