Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIEHL, ALECSANDRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T13:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T13:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE COVID-19: A PRÁXIS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE NA PANDEMIA DE 2020 A 2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Ensino de História durante a pandemia da covid-19, a partir das experiências dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), no período de 2020 a 2022. A covid-19 vitimou mais de 690.000 brasileiros até 2022, afetando do campo social ao econômico, do psicológico ao educacional. A pesquisa é desenvolvida pela ótica da História do Tempo Presente. O fechamento das escolas em 2020, trouxe uma nova realidade à educação básica, em que docentes e discentes tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial (ERE). Para tanto, o uso das tecnologias digitais determinou os rumos da educação, em que a desigualdade social influenciou os caminhos do ensino-aprendizagem. Somado a isso, a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Novo Ensino Médio estava em andamento, provocando alterações que, junto às novas legislações criadas no período emergencial, legitimou a forma como ocorreu o ensino durante a pandemia. Nesta análise, foram utilizados relatórios e documentos produzidos pela instituição de ensino e governo estadual, bem como um levantamento bibliográfico sobre o estado da arte produzido sobre esse contexto. Foi aplicado questionário aos discentes e docentes sobre o Ensino de História no CMCG durante a pandemia. O produto é um tutorial para confecção de um site voltado para o ensino de História. De modo geral, as problemáticas locais podem contribuir para entendermos os caminhos do ensino básico nacional em um momento de mudanças profundas, em que a crise sanitária e econômica, causada pela covid19, afetou alunos e professores. A pesquisa evidenciou as dificuldades que existiram para as práticas do ensino remoto, as quais podem ter deixado um hiato de aprendizagem durante esse período. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Tecnologias Digitais. Tempo Presente. Desigualdade. Pandemia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE COVID-19: A PRÁXIS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE NA PANDEMIA DE 2020 A 2022 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALECSANDRO - dissertação.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747898/2/ALECSANDRO - dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons