O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE COVID-19: A PRÁXIS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE NA PANDEMIA DE 2020 A 2022

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIEHL, ALECSANDRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-07T13:51:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-07T13:51:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE COVID-19: A PRÁXIS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE NA PANDEMIA DE 2020 A 2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747898-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar o Ensino de História durante a pandemia da covid-19, a partir das experiências dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), no período de 2020 a 2022. A covid-19 vitimou mais de 690.000 brasileiros até 2022, afetando do campo social ao econômico, do psicológico ao educacional. A pesquisa é desenvolvida pela ótica da História do Tempo Presente. O fechamento das escolas em 2020, trouxe uma nova realidade à educação básica, em que docentes e discentes tiveram que se adaptar ao ensino remoto emergencial (ERE). Para tanto, o uso das tecnologias digitais determinou os rumos da educação, em que a desigualdade social influenciou os caminhos do ensino-aprendizagem. Somado a isso, a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Novo Ensino Médio estava em andamento, provocando alterações que, junto às novas legislações criadas no período emergencial, legitimou a forma como ocorreu o ensino durante a pandemia. Nesta análise, foram utilizados relatórios e documentos produzidos pela instituição de ensino e governo estadual, bem como um levantamento bibliográfico sobre o estado da arte produzido sobre esse contexto. Foi aplicado questionário aos discentes e docentes sobre o Ensino de História no CMCG durante a pandemia. O produto é um tutorial para confecção de um site voltado para o ensino de História. De modo geral, as problemáticas locais podem contribuir para entendermos os caminhos do ensino básico nacional em um momento de mudanças profundas, em que a crise sanitária e econômica, causada pela covid19, afetou alunos e professores. A pesquisa evidenciou as dificuldades que existiram para as práticas do ensino remoto, as quais podem ter deixado um hiato de aprendizagem durante esse período.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Tecnologias Digitais. Tempo Presente. Desigualdade. Pandemiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE COVID-19: A PRÁXIS DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE NA PANDEMIA DE 2020 A 2022pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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