Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOSS, LEODETE APARECIDA SIPOLATTI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORETO, CHARLES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T13:40:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T13:40:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo Formativo em Educação do Campo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747896 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é fruto do trabalho desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, na linha de pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades e da linha temática Educação do Campo. Tendo como temática a Formação Continuada dos Professores do campo no município de Santa Teresa, Espírito Santo, o objetivo da pesquisa foi analisar como o desenvolvimento das oficinas pedagógicas com os professores do campo pode contribuir com suas práticas pedagógicas. Toma como referenciais teóricos os constructos da educação do campo de Arroyo (2004, 2012) e Caldart (2001, 2002) e da formação de professores de Freire (2001, 2002), articulado em torno dos conceitos estruturantes de diálogo e reflexividade, que constituem as bases da proposta de formação continuada realizada. Essa pesquisa está pautada nos princípios da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, na defesa de uma formação continuada de professor de modo colaborativo, na dialogicidade e na produção coletiva, possibilitando contribuir para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, sendo nossa pesquisa classificada segundo os métodos empregados como Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008) que presume a coprodução de saberes, mediante a colaboração e o diálogo. O foco da pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma formação continuada com professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam nas escolas do campo do município de Santa Teresa, por meio de oficinas pedagógicas com encontros presenciais e construções não presenciais, como a produção de Cadernos de Mediação Pedagógica, visando contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores campesinos, ampliando os conhecimentos de maneira que resultem em transformação, (re)direcionando o ensino por meio de metodologias e conteúdos próprios para o contexto de uma escola do campo. Os resultados apontam, entre outros aspectos, que o processo formativo contribuiu com a prática pedagógica das professoras em contextos campesinos, no fortalecimento da escola do campo, valorizando esse espaço com sua cultura, identidade e resgate da história da comunidade; a superação do pensamento de inferioridade da vida no campo, expressando significativamente o sentimento de pertencimento; o reconhecimento da potencialidade da mística, como elemento pedagógico da educação do campo, como um movimento que representa a utopia coletiva e os valores; e que os projetos da escola do campo não podem ser realizados individualmente, que é necessário construir o coletivo envolvendo os estudantes, docentes e a comunidade campesina para que os objetivos sejam alcançados, na compreensão de que o diálogo entre a escola e comunidade, e entre professor e estudante são condições para um educação transformadora e libertadora.(FREIRE, 2001). O produto educacional consistirá em materializar o percurso formativo através de um livro virtual (e-book), que foi produzido de modo colaborativo e compartilhado com os professores das escolas do campo da rede municipal teresense. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 225.978 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas Pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Santa Teresa | - |
Título: dc.title | Processo Formativo em Educação do Campo: Colaboração, diálogo, reflexão, transformação. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Processo_Formativo_Educacao_Campo.pdf | 225,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747896/2/Produto_Educacional_Processo_Formativo_Educacao_Campo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons