ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS ELETRÔNICOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO MÉDIO EM RIO BRILHANTE-MS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, João Carlos Polezel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-07T14:09:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-07T14:09:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS ELETRÔNICOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO MÉDIO EM RIO BRILHANTE-MSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747876-
Resumo: dc.description.abstractO processo de ensino aprendizagem na atualidade tem apresentado muitos desafios aos professores do Ensino Básico. É possível também perceber a dificuldade dos alunos em produzir conhecimento histórico, dentro de um contexto da cultura digital, em que as tecnologias modificaram a forma de se produzir conhecimento, de se relacionar como mundo e com os outros. Um dos maiores desafios que os professores da Educação Básica têm vivenciado em sua profissão de educador é perceber os impactos que isso causa no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso é importante analisar, através da pesquisa como o professor pode utilizar os jogos eletrônicos e suas narrativas em benefício da aprendizagem, adequando às novas formas de produção do conhecimento e contribuindo para o ensino de História. O objetivo desta pesquisa é investigar como os jogos eletrônicos com temas históricos, que apresentam em suas temáticas o passado e suas narrativas, podem dialogar com a proposta curricular e desenvolver roteiros didáticos, articulando a cultura digital do entretenimento a produção de conhecimento histórico. A proposta da pesquisa é analisar através dos trabalhos e da literatura disponíveis sobre o assunto, que pesquisaram a relação dos indivíduos com os jogos ao longo do tempo, mas também analisar a abordagem do tema na base curricular proposta. Debater questões relevantes sobre o ensino de História na contemporaneidade e os jogos eletrônicos. A relação entre jogos eletrônicos e o ensino de História, a importância da narrativa nos jogos, a perspectiva dos professores sobre a utilização dos jogos eletrônicos no ensino de História. Por fim, a pesquisa tem a intenção de apresentar uma proposta de como utilizar a tecnologia na prática docente no sentido de direcionar o uso dos recursos tecnológicos na produção de conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e inserido na cultura digital, desenvolvendo novas metodologias onde o conteúdo teórico é apresentado de maneira mais habitual com o próprio cotidiano dos educandos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Jogos Eletrônicos; ProfHistória; Cultura digital.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS ELETRÔNICOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO MÉDIO EM RIO BRILHANTE-MSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons