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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Junior, João Carlos Polezel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-07T14:09:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-07T14:09:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS ELETRÔNICOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO MÉDIO EM RIO BRILHANTE-MS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de ensino aprendizagem na atualidade tem apresentado muitos desafios aos professores do Ensino Básico. É possível também perceber a dificuldade dos alunos em produzir conhecimento histórico, dentro de um contexto da cultura digital, em que as tecnologias modificaram a forma de se produzir conhecimento, de se relacionar como mundo e com os outros. Um dos maiores desafios que os professores da Educação Básica têm vivenciado em sua profissão de educador é perceber os impactos que isso causa no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso é importante analisar, através da pesquisa como o professor pode utilizar os jogos eletrônicos e suas narrativas em benefício da aprendizagem, adequando às novas formas de produção do conhecimento e contribuindo para o ensino de História. O objetivo desta pesquisa é investigar como os jogos eletrônicos com temas históricos, que apresentam em suas temáticas o passado e suas narrativas, podem dialogar com a proposta curricular e desenvolver roteiros didáticos, articulando a cultura digital do entretenimento a produção de conhecimento histórico. A proposta da pesquisa é analisar através dos trabalhos e da literatura disponíveis sobre o assunto, que pesquisaram a relação dos indivíduos com os jogos ao longo do tempo, mas também analisar a abordagem do tema na base curricular proposta. Debater questões relevantes sobre o ensino de História na contemporaneidade e os jogos eletrônicos. A relação entre jogos eletrônicos e o ensino de História, a importância da narrativa nos jogos, a perspectiva dos professores sobre a utilização dos jogos eletrônicos no ensino de História. Por fim, a pesquisa tem a intenção de apresentar uma proposta de como utilizar a tecnologia na prática docente no sentido de direcionar o uso dos recursos tecnológicos na produção de conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e inserido na cultura digital, desenvolvendo novas metodologias onde o conteúdo teórico é apresentado de maneira mais habitual com o próprio cotidiano dos educandos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Jogos Eletrônicos; ProfHistória; Cultura digital. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E JOGOS ELETRÔNICOS: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO MÉDIO EM RIO BRILHANTE-MS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao 2024- Joao Carlos Polezel Junior.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747876/2/Dissertacao 2024- Joao Carlos Polezel Junior.pdfDownload |
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