Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Quedi, Rejane Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-06T18:23:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-06T18:23:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747851 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Passo Fundo, e está vinculado a tese de doutorado intitulada “Estatística no Ensino Médio: uma proposta metodológica baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, utilizando a sustentabilidade como tema contextualizador”, de autoria de Rejane Padilha Quedi, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli. O produto educacional consiste em um material didático que se destina aos professores de Matemática do Ensino Médio composto por três sequências didáticas, a saber: “Elementos Básicos”; “Dados em série” e “Dados agrupados” que são alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tendo como pano de fundo a sustentabilidade como tema contextualizador, por meio do 13º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - “Ação contra a mudança global do clima”. Contempla ainda, um curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), no formato aberto, online massivo (MOOC - Massive Open Online Course), ofertado de forma institucional, gratuito, contínuo e ambientado no Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). As três sequências didática são contextualizadas por meio de dados reais extraídos da plataforma Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que se trata de uma iniciativa promovida pelo Observatório do Clima (OC), englobando a criação de estimativas anuais das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil, elaboração de relatórios analíticos acerca da evolução das emissões e o desenvolvimento de um portal online para facilitar a divulgação transparente e acessível dos procedimentos e informações do sistema (Seeg, 2023). As sequências didáticas apresentam uma carga horária de duas, quatro e seis horas, respectivamente e foram implementadas em sala de aula por professores de Matemática do Ensino Médio e acerca delas realizou-se uma pesquisa. O estudo, que está apresentado na tese vinculada a este produto educacional, apontou a viabilidade didática desse material potencialmente significativo, contextualizado e alinhado à BNCC. Desse estudo também emergiu o MOOC, com duração de 30 horas, que possui módulos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), a BNCC, o ensino de Estatística no que tange a sustentabilidade e as três sequencias didáticas, visando dar subsídios teóricos para que o professor adquira mais conhecimento acerca do aporte teórico envolvido na sistematização das sequências didáticas, almejando que ele tenha mais segurança e sucesso na operacionalização das sequências didáticas junto aos seus estudantes do Ensino Médio. O produto educacional se destina aos professores de Matemática do Ensino Médio e/ou demais interessados na temática, e está disponibilizado de forma livre e gratuita na página do PPGECM e no portal Educapes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3011KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ODS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | Estatística e sustentabilidade: uma proposta didática contextualizada e significativa para o ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional vinculado a tese de doutorado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747851/2/Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons