Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Leonardo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T20:20:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T20:20:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | file:///C:/Users/lucas/Downloads/amplla/MidiasMentirasDemocracia.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | MidiasMentirasDemocracia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747837 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente prefácio, fruto do meu trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, tenho o privilégio de apresentar um estudo focado em um dos três problemas centrais – a disseminação da desinformação, que ocorreu durante a eleição presidencial no Brasil, com foco especial nas plataformas de checagem de fatos e o papel das mídias sociais. A pesquisa cuidadosamente e sistematicamente conduzida, baseada em seis etapas metodológicas, revela insights profundos sobre a natureza da desinformação e demonstra como a desinformação foi percebida e difundida utilizando canais digitais. A escolha cuidadosa de uma plataforma de fact-checking, a discriminação temporária de um dos conteúdos principais durante um período crítico da eleição presidencial de 2022 no Brasil, a representação em uma wordcloud e uma coleta meticulosa no Twitter são métodos a serem seguidos. Os caminhos deste trabalho não fizeram com que a descoberta chegasse apenas à prevalência e aos canais de desinformação; no entanto, mostrou a direção da educação midiática contra essa tendência. Os capítulos falam sobre o conceito de Educomunicação, a problemática da desinformação indo de geração em geração, a era da pós-verdade e a história do fact-checking. Ao explicar cada um deles, a pesquisa não apenas dá uma revisão extensa de “onde estamos hoje” por meio dos dados e fatos; como, propõe um caminho para mitigar os efeitos disso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.028 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Manipulação e controle de notícias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Informação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eleição | pt_BR |
Título: dc.title | Mídias, mentiras e democracia: desafios da desinformação nas eleições presidenciais brasileiras de 2022 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons