Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Marcela Nascimento Netto de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Analice de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T18:57:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T18:57:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Literatura marginal, podcast e a construção do pensamento crítico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747833 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional intitulado Literatura marginal, podcast e a construção do pensamento crítico foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas tecnologias do Instituto Federal Fluminense, na linha de pesquisa Processos de Aprendizagem e está vinculado à dissertação Literatura marginal, dialogicidade freireana e podcast: uma proposta para o Ensino Médio, cujo objetivo foi “Identificar os efeitos da literatura marginal, a partir da abordagem dialógica freireana, na forma como os educandos percebem os fenômenos sociais de exclusão no seu cotidiano, a fim de verificar a potencialidade dessas obras para o aumento da criticidade e reflexão desses sujeitos”. Para disponibilizar a Oficina Pedagógica, elaboramos este Caderno Pedagógico contendo uma pequena contextualização teórica, a descrição das etapas da oficina, materiais utilizados e sugestões de aplicação. A oficina foi aplicada com os educandos de uma turma da primeira série do Ensino Médio do Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (ISEPAM), instituição que faz parte da rede Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) do Estado do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes. Para sua elaboração, consideramos o panorama educacional vigente, com as recentes reformas do Ensino Médio, em que os conteúdos de ensino estão voltados para formação de mão de obra “competente” para servir ao mercado de trabalho e, portanto, mostram-se descontextualizados da realidade do educando e alheios à sua formação crítica. Observamos, nesse sentido, a prevalência de ideais neoliberais em torno dos tipos de propostas de formação, que pode ser observada até mesmo na decisão de que conteúdos são selecionados para os currículos escolares e quais têm sido descartados. Dessa forma, privilegiam-se aqueles que reproduzem e buscam a manutenção das estruturas sociais e a heteronomia, com a intencionalidade de uma “capacitação” que sirva aos ideais das classes dominantes. A partir desse cenário, elaboramos uma Oficina Pedagógica, cujo propósito é “Contribuir para a reflexão crítica dos educandos por meio da literatura marginal a partir da abordagem dialógica freireana.” Dessa forma, adotamos os aspectos humanizadores e dialógicos para o ensino de literatura cuja base se solidifica nos ideais de Paulo Freire de uma educação libertadora. Enfatizamos que, para esse educador, o processo de libertação das consciências se inicia quando os sujeitos deixam de aceitar de maneira fatalista sua exploração por intermédio da reflexão crítica da própria realidade. Logo, esperamos que este Caderno Pedagógico possa auxiliar educadores e educadoras que buscam uma práxis libertadora. Desse modo, desejamos que, ao se apropriarem desse material, tenham autonomia para o transformar e o aprimorar, a fim de que venha contemplar a realidade em que será aplicado (que sabemos que é única) e que cada professor seja livre para dialogar com os educandos, para além das estratégias propostas por ele. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 44 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogicidade freireana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura marginal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura marginal, podcast e a construção do pensamento crítico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa em dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons