Checklist de Verificação das Dimensões de Acessibilidade: uma ferramenta de avaliação para ser utilizada durante o estágio curricular obrigaório

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMota, Samuel dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSonza, Andréa Poletto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-05T12:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-05T12:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional com ISBN - Checklist de Acessibilidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747826-
Resumo: dc.description.abstractPensando em promover a inclusão dos estudantes com deficiência do IFRS durante a realização de seus estágios curriculares obrigatórios, este produto educacional apresenta um checklist de verificação da acessibilidade ofertada a estes alunos nos locais em que realizarão esta etapa da vida estudantil. Este instrumento não pretende substituir a avaliação a ser realizada, por exemplo, por arquitetos e urbanistas e engenheiros civis em relação à dimensão arquitetônica de acessibilidade, mas visa direcionar um olhar inicial para superação das barreiras que os alunos com deficiência possam enfrentar durante seus estágios curriculares obrigatórios. Dessa forma, este produto educacional é um guia e a aplicação dos seus elementos pode ser ajustada a cada contexto educacional, visto que algumas questões poderão não estar adequadas à multiplicidade de ambientes em que o material tem a possibilidade de ser empregado. O Produto Educacional se constituiu para ser aplicado pelos seguintes sujeitos: • Pessoa com deficiência que realizará o estágio enquanto estudante do IFRS: Quanto à participação dos alunos com deficiência na avaliação da acessibilidade dos locais em que realizarão seus estágios, esta questão está fundamentada no lema das pessoas com deficiência: "Nada sobre nós, sem nós”. Professor orientador do estágio: profissional do IFRS que acompanhará o aluno nesta etapa da vida acadêmica; • Membro do Napne: esta escolha se deu considerando que este é o setor do IFRS responsável por fornecer suporte educacional e pedagógico aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas; • Supervisor de estágio: responsável por acompanhar o trabalho do estudante no local em que fará o seu estágio curricular obrigatório. Em função de ter algumas questões que demandam um conhecimento mais aprofundado do local de estágio, este checklist traz como sugestão que o instrumento seja aplicado primeiramente pelo supervisor de estágio. Em um segundo momento, suas respostas podem ser compartilhadas com os demais avaliadores, de modo que esses possam, após visita prévia ao local de estágio, responderem as questões que o supervisor de estágio não tenha contemplado e complementarem aquelas que ele abordou. PRODUTO EDUCACIONAL: este produto educacional se desenvolveu durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, o qual foi realizado no campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A produção vincula-se à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,43 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectChecklistpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDimensões de Acessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágio Curricular Obrigatóriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMestrado ProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFRSpt_BR
Título: dc.titleChecklist de Verificação das Dimensões de Acessibilidade: uma ferramenta de avaliação para ser utilizada durante o estágio curricular obrigaóriopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProjeto de Ensino e Projeto de Pesquisa Orientada - Produto Educacional entregue junto à dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons