Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Samuel dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sonza, Andréa Poletto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T12:29:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T12:29:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional com ISBN - Checklist de Acessibilidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747826 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensando em promover a inclusão dos estudantes com deficiência do IFRS durante a realização de seus estágios curriculares obrigatórios, este produto educacional apresenta um checklist de verificação da acessibilidade ofertada a estes alunos nos locais em que realizarão esta etapa da vida estudantil. Este instrumento não pretende substituir a avaliação a ser realizada, por exemplo, por arquitetos e urbanistas e engenheiros civis em relação à dimensão arquitetônica de acessibilidade, mas visa direcionar um olhar inicial para superação das barreiras que os alunos com deficiência possam enfrentar durante seus estágios curriculares obrigatórios. Dessa forma, este produto educacional é um guia e a aplicação dos seus elementos pode ser ajustada a cada contexto educacional, visto que algumas questões poderão não estar adequadas à multiplicidade de ambientes em que o material tem a possibilidade de ser empregado. O Produto Educacional se constituiu para ser aplicado pelos seguintes sujeitos: • Pessoa com deficiência que realizará o estágio enquanto estudante do IFRS: Quanto à participação dos alunos com deficiência na avaliação da acessibilidade dos locais em que realizarão seus estágios, esta questão está fundamentada no lema das pessoas com deficiência: "Nada sobre nós, sem nós”. Professor orientador do estágio: profissional do IFRS que acompanhará o aluno nesta etapa da vida acadêmica; • Membro do Napne: esta escolha se deu considerando que este é o setor do IFRS responsável por fornecer suporte educacional e pedagógico aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas; • Supervisor de estágio: responsável por acompanhar o trabalho do estudante no local em que fará o seu estágio curricular obrigatório. Em função de ter algumas questões que demandam um conhecimento mais aprofundado do local de estágio, este checklist traz como sugestão que o instrumento seja aplicado primeiramente pelo supervisor de estágio. Em um segundo momento, suas respostas podem ser compartilhadas com os demais avaliadores, de modo que esses possam, após visita prévia ao local de estágio, responderem as questões que o supervisor de estágio não tenha contemplado e complementarem aquelas que ele abordou. PRODUTO EDUCACIONAL: este produto educacional se desenvolveu durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, o qual foi realizado no campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A produção vincula-se à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,43 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Checklist | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensões de Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Curricular Obrigatório | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IFRS | pt_BR |
Título: dc.title | Checklist de Verificação das Dimensões de Acessibilidade: uma ferramenta de avaliação para ser utilizada durante o estágio curricular obrigaório | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto de Ensino e Projeto de Pesquisa Orientada - Produto Educacional entregue junto à dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional com ISBN - Checklist de Acessibilidade.pdf | Produto Educacional | 4,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747826/2/Produto Educacional com ISBN - Checklist de Acessibilidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons