INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM USO DE FOTOGRAFIA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Franciscana Luciara dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-05T00:10:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-05T00:10:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Franciscana_Luciara_dos_Santos_Silva_Outrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747825-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma reflexão sobre a prática pedagógica a partir da elaboração de um conjunto de intervenções pedagógicas do tipo dinâmicas, mediadas pelas tecnologias digitais, mais precisamente a fotografia na EEMTI Maria Menezes Cristino, localizada no distrito de Araquém no município de Coreaú, Ceará. Partindo do entendimento de que as tecnologias estão presentes em nossa vida, e consequentemente, no ambiente escolar, este trabalho visa utilizar as tecnologias, no caso, a fotografia, aliada a teoria crítico-social dos conteúdos (LIBÂNEO, 2012) como ferramenta técnica e didática na produção de conhecimento Sociológico, colocando o aluno como ser ativo de seu processo de aprendizagem ao tomar a realidade social do aluno como ponto de partida e destino das reflexões de temas da Sociologia como: Cultura e sociedade. As intervenções pedagógicas se utilizam de ferramentas como a fotografia e o programa online Google Earth, na produção de conhecimento compartilhado mediado por esses recursos, levando em consideração os conteúdos da disciplina e os saberes produzidos e reproduzidos pelos estudantes mediante seu mundo social. A metodologia utilizada neste trabalho são as próprias intervenções pedagógicas, partindo da reflexão sobre os resultados com uso da fotografia produzidas nas aulas de Sociologia. Além da teoria crítico- social dos conteúdos de Libâneo, tomei como referência os autores Flusser (1985) e Martins (2022) sobre os conceitos que permeiam a fotografia, sendo ela sujeito, linguagem, técnica e produto, e concepções sobre as tecnologias digitais a partir de Castells (1999), Levy (1999), Lemos (2002) e Bridle (2019). Assim, este trabalho busca por meio das tecnologias digitais e da teoria crítico-social dos conteúdos, exercer o protagonismo dos estudantes mediante seu processo de ensino aprendizagem aliados a seu mundo social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítico-social dos conteúdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Título: dc.titleINTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM USO DE FOTOGRAFIA NAS AULAS DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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