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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Franciscana Luciara dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T00:10:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T00:10:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Franciscana_Luciara_dos_Santos_Silva_Outros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma reflexão sobre a prática pedagógica a partir da elaboração de um conjunto de intervenções pedagógicas do tipo dinâmicas, mediadas pelas tecnologias digitais, mais precisamente a fotografia na EEMTI Maria Menezes Cristino, localizada no distrito de Araquém no município de Coreaú, Ceará. Partindo do entendimento de que as tecnologias estão presentes em nossa vida, e consequentemente, no ambiente escolar, este trabalho visa utilizar as tecnologias, no caso, a fotografia, aliada a teoria crítico-social dos conteúdos (LIBÂNEO, 2012) como ferramenta técnica e didática na produção de conhecimento Sociológico, colocando o aluno como ser ativo de seu processo de aprendizagem ao tomar a realidade social do aluno como ponto de partida e destino das reflexões de temas da Sociologia como: Cultura e sociedade. As intervenções pedagógicas se utilizam de ferramentas como a fotografia e o programa online Google Earth, na produção de conhecimento compartilhado mediado por esses recursos, levando em consideração os conteúdos da disciplina e os saberes produzidos e reproduzidos pelos estudantes mediante seu mundo social. A metodologia utilizada neste trabalho são as próprias intervenções pedagógicas, partindo da reflexão sobre os resultados com uso da fotografia produzidas nas aulas de Sociologia. Além da teoria crítico- social dos conteúdos de Libâneo, tomei como referência os autores Flusser (1985) e Martins (2022) sobre os conceitos que permeiam a fotografia, sendo ela sujeito, linguagem, técnica e produto, e concepções sobre as tecnologias digitais a partir de Castells (1999), Levy (1999), Lemos (2002) e Bridle (2019). Assim, este trabalho busca por meio das tecnologias digitais e da teoria crítico-social dos conteúdos, exercer o protagonismo dos estudantes mediante seu processo de ensino aprendizagem aliados a seu mundo social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítico-social dos conteúdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Título: dc.title | INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS COM USO DE FOTOGRAFIA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
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