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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Eurilange Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-04T23:56:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-04T23:56:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Eurilange_Gomes_da_Silva_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747821 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa o “novo ensino médio” e a presença do componente curricular de Sociologia no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), que orienta a implantação da reforma do ensino médio (Lei Federal n.o 13.415/2017) no estado. Assim, foi necessário refletir sobre o cenário da disciplina de sociologia, no contexto do “novo ensino médio”, constituído pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos. Partindo de uma reflexão sobre a reforma do ensino médio, no Brasil, desenvolvemos um debate sobre currículo e a mercantilização da educação. Além disso, foi realizada uma descrição e uma análise do processo de elaboração do DCRC. De abordagem qualitativa, a metodologia utilizada conta com as técnicas de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os/as redatores/as do DCRC, professores/as da rede estadual e técnicos/as da Secretaria da Educação do Ceará. Os resultados da pesquisa revelam que, em relação à reforma do ensino médio, o sistema educacional, no Brasil e no Ceará, têm reproduzido valores e práticas neoliberais. Quanto à sociologia, o DCRC é abrangente, apresentando uma variedade de temas que envolvem as ciências sociais, com ênfase à sociologia, mas incluindo também conteúdos da antropologia e da ciência política. Contudo, a disciplina de sociologia é abordada apenas em uma aula, deixando aos/às professores/as os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina. A análise do DCRC expõe uma discrepância entre sua proposta e a prática educacional real, uma vez que a divulgação do documento e a sua aplicação consistente no cotidiano escolar ocorrem em meio a muitas contradições. É interessante observar que a própria SEDUC contradiz o que produziu ao elaborar a estrutura do ensino médio voltada para o "novo ENEM", em 2023, com a divisão das turmas do segundo ano em trilhas de aprendizagem, desconsiderando os itinerários formativos, propostos no DCRC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,10 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do Ensino Médio. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Curriculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O “NOVO ENSINO MÉDIO" E A SOCIOLOGIA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
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