UMA VISÃO SOCIOLÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICA SOCIAL (NTPPS) NA EEMTI DIRETORA MARIA DILMA BASTOS EM IRAUÇUBA-CE.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Iamara Mirelli Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-04T22:56:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-04T22:56:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Iamara_Mirelli_Silva_Vieira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747820-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo analisar a reorganização curricular do ensino médio, a partir de uma observação no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS), da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Irauçuba – EEMTI, buscando compreender o processo de implementação desse novo componente curricular, no momento que essa se tornou uma escola de tempo integral. Desse modo, propõe-se uma análise dessas novas práticas curriculares, a partir das propostas de reformas do ensino médio. Desde então, novas práticas pedagógicas são propostas pela reforma educacional, entre essas o NTPPS, que tem como foco o desenvolvimento das competências socioemocionais, da interdisciplinaridade e a pesquisa científica. As novas práticas curriculares impostas pela reforma do ensino médio, trazem implicações para a formação educacional de jovens brasileiros, comprometendo algumas áreas do conhecimento, entre elas, o ensino de sociologia. É nesse contexto de embates do ensino médio, que este estudo se propõe compreender essa realidade e os impactos positivos/negativos na formação desses jovens ao final desse ciclo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo dissertativa. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa- participativa, numa ação conjunta aos seus interlocutores. Deste modo, adotou-se como técnica de pesquisa, a observação direta da realidade, o que favoreceu a compreensão dos aspectos subjetivos do estudo ao levar em consideração a contextualização do meio, fazendo uma análise de todo o processo de implementação dessa nova prática pedagógica. A aplicação de entrevistas foi fundamental, para traçar o perfil dos jovens, bem como identificar suas perspectivas, dificuldades e conquistas, dentre essas ações houve também a realização de um podcast entre ex- alunos do Núcleo e alunos que encerrarão o ciclo no ano de 2023, no caso os da 3a série “A”. O objetivo é fazer uma reflexão acerca do impacto do NTPPS na vida e na carreira dos estudantes pós-Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNTPPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovas Práticas Curricularespt_BR
Título: dc.titleUMA VISÃO SOCIOLÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICA SOCIAL (NTPPS) NA EEMTI DIRETORA MARIA DILMA BASTOS EM IRAUÇUBA-CE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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