Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Iamara Mirelli Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-04T22:56:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-04T22:56:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Iamara_Mirelli_Silva_Vieira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747820 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como principal objetivo analisar a reorganização curricular do ensino médio, a partir de uma observação no Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS), da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Irauçuba – EEMTI, buscando compreender o processo de implementação desse novo componente curricular, no momento que essa se tornou uma escola de tempo integral. Desse modo, propõe-se uma análise dessas novas práticas curriculares, a partir das propostas de reformas do ensino médio. Desde então, novas práticas pedagógicas são propostas pela reforma educacional, entre essas o NTPPS, que tem como foco o desenvolvimento das competências socioemocionais, da interdisciplinaridade e a pesquisa científica. As novas práticas curriculares impostas pela reforma do ensino médio, trazem implicações para a formação educacional de jovens brasileiros, comprometendo algumas áreas do conhecimento, entre elas, o ensino de sociologia. É nesse contexto de embates do ensino médio, que este estudo se propõe compreender essa realidade e os impactos positivos/negativos na formação desses jovens ao final desse ciclo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo dissertativa. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa- participativa, numa ação conjunta aos seus interlocutores. Deste modo, adotou-se como técnica de pesquisa, a observação direta da realidade, o que favoreceu a compreensão dos aspectos subjetivos do estudo ao levar em consideração a contextualização do meio, fazendo uma análise de todo o processo de implementação dessa nova prática pedagógica. A aplicação de entrevistas foi fundamental, para traçar o perfil dos jovens, bem como identificar suas perspectivas, dificuldades e conquistas, dentre essas ações houve também a realização de um podcast entre ex- alunos do Núcleo e alunos que encerrarão o ciclo no ano de 2023, no caso os da 3a série “A”. O objetivo é fazer uma reflexão acerca do impacto do NTPPS na vida e na carreira dos estudantes pós-Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | NTPPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novas Práticas Curriculares | pt_BR |
Título: dc.title | UMA VISÃO SOCIOLÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES PARA OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE A PARTIR DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICA SOCIAL (NTPPS) NA EEMTI DIRETORA MARIA DILMA BASTOS EM IRAUÇUBA-CE. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons