
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Larisse Elias da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Ana Elizabete Moreira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santo, Elimar Cosme do Espírito | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-05T16:57:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-05T16:57:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | file:///C:/Users/lucas/Downloads/amplla/PesquisaHistoricaPerspectivaV3.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | PesquisaHistoricaPerspectivaV3 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747813 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na sequência do primeiro e do segundo volume, Pesquisa Histórica em Perspectiva: trabalho, economia e política (vol. 3) é um livro que tem por missão analisar “o discurso do morto” a partir “de uma prática presente” (CERTEAU, 1982, 55-56). Ao levar em consideração a análise realizada por Michel de Certeau sobre a escrita da história, a operação realizada pelo conjunto de historiadoras e historiadores aqui reunidos, faz reverberar a epígrafe acima, de Pierre Bonnechere, no qual é colocado em evidência o ato historiográfico de (re)ler os eventos passados sob uma perspectiva hodierna para, assim, refletir os possíveis horizontes. No entanto, deve-se esclarecer que esse trabalho não se resume à uma simples revisão teleológica ou “natural” dos fatos que nos antecederam, mas coloca na ordem do dia questões e interpretações que ainda não haviam sido formuladas para, então, dar luz às abstrações filosóficas, ora entendidas como efeitos de verdade (FOUCAULT, 2008). Assim, Pesquisa Histórica em Perspectiva: trabalho, economia e política (vol. 3) se apresenta como um livro potente, dinâmico e plural. Ele compõe diferentes épocas, lugares, sujeitos e temáticas numa abordagem criativa e estimulante, refletindo os olhares de seu próprio tempo e espaço. Por fim, sem mais spoilers sobre o conjunto da obra, fica o convite para se aventurar nessa bela vitrine de páginas, trilhar e pormenorizar seus ricos detalhes e perscrutar esse principesco universo narrativo chamado História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.077 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Política | pt_BR |
| Título: dc.title | Pesquisa histórica em perspectiva: trabalho, economia e política | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons