O ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA EEMTI PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR, EM SOBRAL/CE.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Aucieli Teixeira dos Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-04T23:19:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-04T23:19:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Aucieli_Teixeira_dos_Santos_da_Silva_Outrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747805-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar o resultado de uma intervenção pedagógica realizada na EEMTI Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada na cidade de Sobral, no Ceará, e teve como principal objetivo inserir no cotidiano dos(as) seus(suas) alunos(as), por meio de uma pesquisa-ação, o estudo de temas relacionados às questões étnico-raciais. Tendo como embasamento a lei 10.639/2003, atualizada posteriormente pela lei 11.645/2008, assim como os conhecimentos sociológicos, buscou-se debater sobre temas relacionados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), dentre eles escravidão, raça, etnia, identidade, racismo, preconceito e discriminação racial. A Pesquisa-ação foi a metodologia utilizada para a realização da presente intervenção e se desenvolveu através de algumas oficinas, cujo propósito consistiu em promover no cotidiano escolar espaços de reflexões críticas sobre temas considerados tão relevantes. Ao final desta intervenção, quanto aos resultados obtidos, os mesmos reforçam a certeza de que empreender tais ações de forma constante no ambiente escolar implica numa estratégia de luta por uma educação antirracista e principalmente pautada no respeito, no reconhecimento e na valorização da história e das riquezas culturais das etnias africanas, sobretudo das suas inúmeras contribuições para a compreensão de quem somos e de como construímos nossas identidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleO ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA EEMTI PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR, EM SOBRAL/CE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons