Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acara | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Aucieli Teixeira dos Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-04T23:19:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-04T23:19:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Aucieli_Teixeira_dos_Santos_da_Silva_Outros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747805 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar o resultado de uma intervenção pedagógica realizada na EEMTI Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada na cidade de Sobral, no Ceará, e teve como principal objetivo inserir no cotidiano dos(as) seus(suas) alunos(as), por meio de uma pesquisa-ação, o estudo de temas relacionados às questões étnico-raciais. Tendo como embasamento a lei 10.639/2003, atualizada posteriormente pela lei 11.645/2008, assim como os conhecimentos sociológicos, buscou-se debater sobre temas relacionados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), dentre eles escravidão, raça, etnia, identidade, racismo, preconceito e discriminação racial. A Pesquisa-ação foi a metodologia utilizada para a realização da presente intervenção e se desenvolveu através de algumas oficinas, cujo propósito consistiu em promover no cotidiano escolar espaços de reflexões críticas sobre temas considerados tão relevantes. Ao final desta intervenção, quanto aos resultados obtidos, os mesmos reforçam a certeza de que empreender tais ações de forma constante no ambiente escolar implica numa estratégia de luta por uma educação antirracista e principalmente pautada no respeito, no reconhecimento e na valorização da história e das riquezas culturais das etnias africanas, sobretudo das suas inúmeras contribuições para a compreensão de quem somos e de como construímos nossas identidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA EEMTI PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR, EM SOBRAL/CE. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons