POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E ASCONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM BOA VIAGEM (CE) E SEUS IMPACTOSNO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL ANTES E NO PÓS-PANDEMIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acarapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Amiraldo Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-04T23:11:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-04T23:11:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Amiraldo_Carvalho_de_Abreu_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747804-
Resumo: dc.description.abstractJá faz tempo que a sociologia se debruça sobre a imbricada relação entre as variáveis socioeconômicas e os indicadores de sucesso ou fracasso escolar. A presente pesquisa também debruçará sobre esta relação, entendendo que não se trata de uma relação de determinação, mas de fortíssima influência. Isto porque, na hipótese que procuramos confirmar em campo, os efeitos danosos da pobreza podem ser minimizados ou revertidos por meio de políticas públicas educacionais. Essa constatação pode ser percebida na observação de duas escolas boa- viagenses, em que jovens compartilham de situações socioeconômicas similares, mas que ao longo de suas trajetórias estudantis lograrão resultados radicalmente distintos. Aqui, comparando-se uma escola de ensino regular com uma de educação em tempo integral, somos inclinados a perceber que as opções de políticas públicas envoltas na organização de cada um dos ambientes escolares operam, de forma eficaz, seja na neutralização seja na maximização da maneira como as condições socioeconômicas impactam os processos de ensino-aprendizagem. Ou seja, a depender do espaço escolar público, estudantes igualmente filhos da pobreza poderão apresentar resultados de desempenho educacional significativamente distintos. Aqui destacamos a influência da variável “duração do dia letivo” no ensino presencial, em que uma escola dispõe de uma carga horária de 9 horas diárias, enquanto outra conta com apenas 4 horas e 30 minutos. Entretanto, conforme apontaremos, curiosamente durante a pandemia de COVID- 19, a variável “tempo letivo” foi praticamente anulada pelo ensino remoto, mas ainda assim, os resultados educacionais se mantiveram igualmente distintos. Neste momento a nossa hipótese se ampliará para dar “mais uma volta no parafuso analítico”, reencontrando, mesmo que de forma discreta e mínima a importância e a força da influência da variável socioeconômica. Ou seja, mesmo quando a pandemia desarranjou as rotinas educacionais públicas, equalizando, no geral, tudo pra baixo, as poucas políticas públicas de reestruturação educacional lograram maior sucesso justamente ao atingir os estudantes um pouco menos pobres, público que já pertencia a escola em tempo integral. Com efeito, ao longo das próximas páginas e nos baseando em dados quantitativos obtidos a partir da aplicação de um survey a 341 estudantes, iluminaremos as relações entre desigualdade social, políticas públicas e sucesso educacional apontando tanto as independências quanto as retroalimentações estabelecidas entre estes campos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectpolíticas públicas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescola regular e em tempo integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino remoto e presencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsurveypt_BR
Título: dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E ASCONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM BOA VIAGEM (CE) E SEUS IMPACTOSNO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL ANTES E NO PÓS-PANDEMIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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