Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Maria do Perpetuo Socorro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-04T22:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-04T22:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Maria_do_Perpetuo_Socorro_de_Vasconcelos_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747802 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a formação dos saberes docentes a partir da experiência profissional dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Neste trabalho, para que o objetivo principal fosse alcançado, foram traçados objetivos específicos: investigar os mecanismos legais que possibilitam que os estudantes possam iniciar sua prática profissional sem que a licenciatura esteja concluída; analisar o percurso formativo dos estudantes de licenciatura em Ciências Sociais da UVA dentro da universidade; Refletir sobre os processos que estruturam os saberes docentes do professor de sociologia do Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa são graduandos que já estão lecionando a disciplina de sociologia no ensino médio, mesmo ainda não tendo concluído o curso, ou que concluíram o curso recentemente, mas que já estava na como professor, antes de concluí-lo. A condição desta dupla jornada, estudante de Ciências Sociais sendo também professores de sociologia, será investigada a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, com a obtenção de dados através de análise documental e de entrevistas semiestruturais realizadas. O aporte teórico-metodológico utilizado para a fundamentação da pesquisa foram de autores como Zaballa (1998), Tardiff (2002), Pimenta (2006), entre outros. Com base nos resultados alcançados, considerou-se que ter a experiência profissional ao mesmo tempo em que estão ainda desenvolvendo as demandas da graduação, contribui para que haja uma constância e diversidade na construção dos saberes docentes, tendo em vista a consolidação das práticas efetivadas, e que isso acaba afetando de forma positiva diretamente tanto na formação profissional, como no desempenho do ensino de sociologia nas escolas, apesar, da precarização do trabalho docente que foi identificada e os demais desafios. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 826 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons