ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Maria do Perpetuo Socorro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-04T22:41:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-04T22:41:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Maria_do_Perpetuo_Socorro_de_Vasconcelos_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747802-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a formação dos saberes docentes a partir da experiência profissional dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Neste trabalho, para que o objetivo principal fosse alcançado, foram traçados objetivos específicos: investigar os mecanismos legais que possibilitam que os estudantes possam iniciar sua prática profissional sem que a licenciatura esteja concluída; analisar o percurso formativo dos estudantes de licenciatura em Ciências Sociais da UVA dentro da universidade; Refletir sobre os processos que estruturam os saberes docentes do professor de sociologia do Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa são graduandos que já estão lecionando a disciplina de sociologia no ensino médio, mesmo ainda não tendo concluído o curso, ou que concluíram o curso recentemente, mas que já estava na como professor, antes de concluí-lo. A condição desta dupla jornada, estudante de Ciências Sociais sendo também professores de sociologia, será investigada a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, com a obtenção de dados através de análise documental e de entrevistas semiestruturais realizadas. O aporte teórico-metodológico utilizado para a fundamentação da pesquisa foram de autores como Zaballa (1998), Tardiff (2002), Pimenta (2006), entre outros. Com base nos resultados alcançados, considerou-se que ter a experiência profissional ao mesmo tempo em que estão ainda desenvolvendo as demandas da graduação, contribui para que haja uma constância e diversidade na construção dos saberes docentes, tendo em vista a consolidação das práticas efetivadas, e que isso acaba afetando de forma positiva diretamente tanto na formação profissional, como no desempenho do ensino de sociologia nas escolas, apesar, da precarização do trabalho docente que foi identificada e os demais desafios.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent826 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência Profissionalpt_BR
Título: dc.titleESPAÇOS DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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