Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Noelly Susana Goedert de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baier, Tânia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-04T18:58:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-04T18:58:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Matemática e Cultura Africanas Articuladas a Temas Curriculares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747800 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é um produto educacional, resultado da dissertação de Noelly Susana Goedert de Souza, intitulada “Sequências didáticas sobre matemática e cultura africanas: articulação com temas curriculares para a Educação Básica” (SOUZA, 2023), orientada pela professora Dra. Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Aqui, você terá acesso a textos informativos acerca do tema e sequências didáticas, para utilização com estudantes de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É importante salientar que este material foi aplicado em formação continuada para professores de instituições públicas e privadas de diversos estados brasileiros entre os meses de fevereiro e maio de 2022. Esperamos que este produto, classificado como material didático, contendo áudio e textos de apoio, seguido de sequências didáticas, beneficie a prática pedagógica dos professores que encontram dificuldade em encontrar material que respalde o cumprimento da Lei 10.639/03, haja vista que os livros didáticos estão baseados em sua maior parte na matemática europeia. Almejamos ainda com essa leitura que sejam vislumbradas possibilidades de trabalhar a matemática e cultura africanas relacionadas à etnomatemática, ressignificando os olhares para essa cultura, desconstruindo ideias elaboradas e construídas em preconceito, preservando a diversidade e eliminando a discriminação, reforçando o fundamental papel do professor que deve ser comprometido para o combate ao racismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.607 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF X | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Africana | pt_BR |
Título: dc.title | Matemática e Cultura Africanas Articuladas a Temas Curriculares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Prod Educ PPGECIM - Noelly Susana Goedert de Souza.pdf | 11,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747800/2/Prod Educ PPGECIM - Noelly Susana Goedert de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons