Matemática e Cultura Africanas Articuladas a Temas Curriculares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Noelly Susana Goedert de-
Autor(es): dc.contributor.authorBaier, Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-04T18:58:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-04T18:58:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMatemática e Cultura Africanas Articuladas a Temas Curricularespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747800-
Resumo: dc.description.abstractEste é um produto educacional, resultado da dissertação de Noelly Susana Goedert de Souza, intitulada “Sequências didáticas sobre matemática e cultura africanas: articulação com temas curriculares para a Educação Básica” (SOUZA, 2023), orientada pela professora Dra. Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Aqui, você terá acesso a textos informativos acerca do tema e sequências didáticas, para utilização com estudantes de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É importante salientar que este material foi aplicado em formação continuada para professores de instituições públicas e privadas de diversos estados brasileiros entre os meses de fevereiro e maio de 2022. Esperamos que este produto, classificado como material didático, contendo áudio e textos de apoio, seguido de sequências didáticas, beneficie a prática pedagógica dos professores que encontram dificuldade em encontrar material que respalde o cumprimento da Lei 10.639/03, haja vista que os livros didáticos estão baseados em sua maior parte na matemática europeia. Almejamos ainda com essa leitura que sejam vislumbradas possibilidades de trabalhar a matemática e cultura africanas relacionadas à etnomatemática, ressignificando os olhares para essa cultura, desconstruindo ideias elaboradas e construídas em preconceito, preservando a diversidade e eliminando a discriminação, reforçando o fundamental papel do professor que deve ser comprometido para o combate ao racismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.607 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF Xpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Africanapt_BR
Título: dc.titleMatemática e Cultura Africanas Articuladas a Temas Curricularespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons