Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cassiano, Mariana Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-03T21:54:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-03T21:54:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Histórias Itinerantes na EJA_Mariana Cassiano_catalogação_VERSÃO_FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747779 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro capta em forma de fotografia os registros do que foi a exposição “EJA: histórias itinerantes” apresentada na Escola Municipal Vereador Orlando Hungria, no município de Nilópolis, Rio de Janeiro. Uma exposição que contou a narrativa de onze estudantes da Educação de Jovens e Adultos da referida escola de distintas idades e seriações. Buscou-se apresentar por meio de inúmeras formas, palavras, sensações e instrumentos as histórias de sujeitos distintos, cheios de memórias, desejos e inquietações. A partir de conversas carregadas de sonhos, anseios e inspiração, contemplamos hoje um livro que conta histórias. Histórias sinceras e cheias de significado. Os depoentes foram convidados a narrar suas experiências de vida, matemáticas ou não, de resistência, luta e de superação. Essas histórias acontecem constantemente ao nosso lado, nas ruas, em inúmeras casas, em nossa cidade, mas não são visibilizadas. Não ganham o mundo! Em vista disso, a partir deste livro, gostaríamos de apresentar rostos, vidas e memórias de sujeitos que se dedicam na busca pelo seu lugar na sociedade e encontram na Educação esse espaço. Esse trabalho foi produzido no âmbito de um Mestrado Profissional vinculado do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (CAp-UERJ). Foi realizada uma exposição itinerante na escola municipal Vereador Orlando Hungria, localizada em Nilópolis, Rio de Janeiro, a partir das narrativas e memórias de onze estudantes da EJA convidados para participar da pesquisa. Esse livro foi produzido durante a exposição, realizada pela primeira autora, sob orientação da coautora. Nosso objetivo é visibilizar esses sujeitos e, junto a isso, estimulá-los a reflexões próprias que os levem a se reconhecerem como sujeitos produtores de matemáticas, produtores de conhecimento. Mais que isso, que se compreendam como agentes formadores, que transformam o mundo pelo simples fato de existirem e escolherem a educação como caminho de reinvindicação de direitos, acesso à justiça social e múltiplas possibilidades, independentemente da idade que possuam. Que suas histórias ganhem asas e alcancem outros mundo-vidas. Que eles tenham inúmeros rostos, vários nomes e silhuetas, mas sempre sejam entendidos pela sua essência de terem tentado, mesmo com várias mãos os puxando para trás em algum momento de suas vidas, ser resistência, ser luta. Ser. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exposição Itinerante | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIAS ITINERANTES NA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons