Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Rodrigo Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luely Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-03T17:34:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-03T17:34:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Docência na Amazônia Paraense: Um curso sobre a Transposição Didática na Formação continuada do(a) Professor(a) de Química | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é a materialização de um processo formativo colaborativo e dialógico voltado para os professores de Química que atuam no ensino médio na Amazônia Paraense que tratou do desenvolvimento profissional dos referidos professores na perspectiva da Transposição Didática, tendo ocorrido de forma híbrida via Google Meet e nos espaços da escola onde os docentes trabalham. Ao final, espera-se que este produto educacional (processo formativo) materializado neste livro digital incentive a replicabilidade em outros cenários socioeducativos, sejam eles regionais ou nacionais porque entende-se, por meio da pesquisa que lhe deu origem, que a Transposição Didática é algo imprescindível de ser trabalhada na formação continuada de professores, pois mexe em uns dos cernes do processo de ensino e aprendizagem que são os saberes e estimula o desenvolvimento profissional dos docentes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 35,4 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Título: dc.title | A docência na Amazônia Paraense: Um curso sobre a transposição didática na formação continuada do professor(a) de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE RODRIGO.pdf | 36.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747758/4/PE RODRIGO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons