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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UniFOA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Igor de Souza R. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Marcelo Paraiso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-02T21:38:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-02T21:38:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Corpo-Território, Dança e Saberes Afrodiaspóricos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747740 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material se constitui como sendo produto educacional derivado da dissertação stricto-sensu intitulada “Corpo, performance e dança: a construção de saberes pós-coloniais na Educação Básica”, que se vincula ao programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MESCMA – UniFOA). Trata-se de uma sequência didática elaborada a partir do referencial epistemológico pós-abissal (Santos, 2020) que visa priorizar o uso a racionalidade estético-expressiva da dança como meio contra-hemônico de construção de saberes afrodiaspóricos e antirracistas no ambiente escolar. Para esse fim, este produto se fundamentando principalmente nos conceitos de Corpo-território (Miranda, 2019) e na Pedagogia da Encruzilhada (Rufino, 2019) como caminhos emergentes. As aulas foram aplicadas em turmas de 5º ano de uma escola municipal da cidade de Volta Redonda-RJ durante 6 encontros. Estes encontros foram baseados em um processo de conhecer-com (Santos, 2020), o que gerou a criação de subprodutos como uma playlist com possíveis músicas para ajudarem na construção da aula. Esta playlist encontra-se em anexo. Mediante a isso, cabe frisar que esta sequência não se trata de uma produção individual, mas, sim, coletiva que se deu junto aos estudantes que dela participaram e participarão. Intenciona-se que ela possa contribuir para a construção de uma aula onde os saberes afrodiaspóricos sejam abordados por meio do viés do prazer e da autoria. Na busca por referenciais afrodiaspóricos para compor o produto, esta sequência didática é marcada pela rica simbologia das Adinkras. Dentre elas optou-se pela “Nea Onnim No Sua A Ohu” como base para representação gráfica, justamente por possuir relações com o processo de ensino aprendizagem ao significar “aquele que não sabe, pode saber pela aprendizagem”. Ao longo da sequência didática optamos por colocar alguns aforismos necessários como potencializadores de rasuras e que marcaram a construção do produto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14015 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | Corpo-Território, Dança e Saberes Afrodiaspóricos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
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Sequência Didática - Corpo-Território, Dança.pdf | 14.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747740/2/Sequência Didática - Corpo-Território, Dança.pdfDownload |
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