PIBID no IFSULDEMINAS: Realizações, experiências e inspirações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Elgte Elmin Borges de-
Autor(es): dc.contributor.authorBuranello, Luciana Vanessa de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorChaves, Geovano Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcos Magalhães de-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Rildo Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-02T17:51:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-02T17:51:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-02-
identificador: dc.identifier.otherPIBID no IFSULDEMINAS Realizações, experiências e inspiraçõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747722-
Resumo: dc.description.abstractBem-vindos a uma jornada transformadora quanto a formação de professores, onde a inovação se entrelaça com a tradição, e a aprendizagem passa a ser mais que uma simples transmissão de conhecimento. Este livro representa um convite para uma abordagem interessante na formação inicial e continuada de educadores, desafiando paradigmas e abraçando a diversidade de metodologias que impulsionam a excelência no ensino, por meio do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O PIBID é uma iniciativa que articula a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação docente em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Na era da informação e da rápida evolução tecnológica, a missão de educar vai além da mera transmissão do conhecimento. É um chamado para cultivar mentes criativas, críticas e capazes de se adaptar a um mundo em constante transformação. Este livro busca ser um farol para aqueles que anseiam por estratégias inovadoras, práticas dinâmicas e uma visão renovada sobre o papel crucial do educador na sociedade contemporânea. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como um catalisador de inovação no cenário educacional, caracterizando-se como uma abordagem única e transformadora na formação de futuros professores. Ao romper com a tradicional dicotomia entre teoria e prática, o PIBID se destaca como uma plataforma dinâmica que transcende os limites convencionais do aprendizado docente. O IFSULDEMINAS, através do PIBID, buscou ampliar e consolidar a articulação com as escolas de educação básica, estaduais e municipais, criando um contexto plurilateral para a formação inicial e continuada de docentes, assim como o fortalecimento das intervenções pedagógicas nas escolas públicas. Contemplou 12 licenciaturas: 4 Biologia, 3 Matemática, 1 Educação Física, 1 Geografia, 1 História, 1 Química e 1 Pedagogia, sediadas nos municípios mineiros: Inconfidentes, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, no entanto, destacamos que a abrangência do PIBID/IFSULDEMINAS transcende a esses municípios, uma vez que alguns de seus subprojetos foram desenvolvidos em cidades próximas e irão transitar entre os Ensinos Fundamentais I, II e Médio. Entendemos que as licenciaturas, independente da área, devem oportunizar uma formação que articule teoria e prática. A diversidade das escolas, contexto complexo para atuação pedagógica, onde a construção dos saberes experienciais essenciais à formação inicial dos licenciandos à luz dos fundamentos teóricos trabalhados nos cursos constitui alicerce para a construção da prática pedagógica pautada na realidade que emerge in locus nas escolas-campo. Planejar, aplicar, avaliar, adaptar e replanejar as atividades pibidianas caracteriza se como um continuum incentivando intervenções pedagógicas organizadas sobre os pilares do trabalho colaborativo, da interdisciplinaridade, novas tecnologias, articulação entre a teoria e prática e os princípios da BNCC, tornando licenciandos e supervisores coformadores parceiros. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de cumprir o compromisso com a educação integral, a sociedade contemporânea nos revela um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo e dentre eles podemos citar o “(...) como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado” (2018). Portanto, é relevante aos licenciandos conhecerem as escolas, principalmente no que concerne às reuniões de planejamento e pedagógicas, projeto político pedagógico, análise dos resultados do SIMAVE e PROVA BRASIL. Segundo Sacristán (2000), “A pretensão de querer compreender os processos de ensino (...) implica mergulhar nos elementos diversos que se entrecruzam e interagem nessa prática tão complexa”. Para a compreensão da realidade escolar, nossos alunos licenciandos devem ser estimulados a desenvolver a criatividade e o “pensar fora da caixa”, permitindo a compreensão da BNCC e do currículo escolar como sendo complementares e essenciais ao currículo em ação. Sendo o PIBID também um programa que contribui para a política de permanência e êxito do IFSULDEMINAS (PDI, 2019-2023), buscamos em Tardif a importância dos saberes essenciais à docência, representados pelas concepções, conhecimentos, crenças e experiências. A identidade do professor se caracteriza a partir de um arsenal de vivências, o que a define são suas experiências como: pesquisador, formador, licenciando, do ensino básico ou do ensino superior. Segundo Pimenta e Lima (2009): A identidade do professor é constituída ao longo da sua trajetória como profissional do magistério. No entanto, é no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão que o curso se propõe legitimar. É com entusiasmo e convicção de que a educação é uma jornada constante de descoberta, compartilhamento de saberes e experiências que estendemos esse convite especial: um mergulho pelas práticas pedagógicas de professores já atuantes em sala de aula e aqueles ainda em formação a fim de promovermos juntos o enriquecimento e fortalecimento também de sua prática pedagógica. Não temos a intenção de promover este e-book ao status de guia pedagógico; mas sim estabelecer uma conversa aberta e dinâmica, onde compartilhamos não apenas teorias, mas experiências práticas que ressoam na sala de aula. Seja você um professor em constante formação, um educador já atuante, ou um aluno em busca de inspiração, esperamos que encontrem nestas páginas um terreno fértil para cultivar ideias inovadoras. Excelente leitura a todos vocês!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6563pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPIBIDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFSULDEMINASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRealizações, experiências e inspiraçõespt_BR
Título: dc.titlePIBID no IFSULDEMINAS: Realizações, experiências e inspiraçõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons