AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM OLHAR DOS PROFESSORES DO CARIRI PARAIBANO DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jéssica Mayara Veríssimo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:52:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:52:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Jéssica_Mayara_Veríssimo_de_Oliveira_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747721-
Resumo: dc.description.abstractNos dias atuais, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornou- se um artifício de inquietude, discussão e análise para muitos segmentos, especialmente para o meio educacional. Essas discussões tornaram-se frequentes devido ao novo cenário escolar promovido pela pandemia Covid-19, o ensino remoto. Nesta perspectiva, professores e alunos tiveram que lidar com as TDIC no ambiente escolar como forma de realizar as aulas de maneira remota e assim, efetivar o ensino de Sociologia na nova realidade. Nesse contexto, a respectiva pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as estratégias pedagógicas com o uso das tecnologias digitais no ensino de Sociologia, sob o olhar dos professores do Cariri Paraibano durante a pandemia da Covid-19. Inicialmente, apresentamos uma breve contextualização sobre o processo histórico e o Ensino de Sociologia no contexto do Ensino Médio brasileiro, as TDIC no Ensino de Sociologia e o uso das TDIC no ensino remoto de Sociologia. Posteriormente, discutimos sobre o Ensino de Sociologia e as TDIC no contexto da Pandemia da Covid-19 nas escolas do Cariri Paraibano, destacando a análise dos dados do questionário aplicado a partir da visão dos professores. Para a realização desse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, estabelecida pela relevância do tema ser extremamente atual devido as transformações que o isolamento social nos trouxe com a pandemia nos últimos anos e, pelo fato das tecnologias digitais estarem crescendo num ritmo acelerado na esfera educacional. Os argumentos utilizados neste trabalho foram referenciados pela contribuição de autores como Castells (2005), Moran (2015), Bodart (2021), Amaral (2022), Martins (2023), dentre outros autores que contribuíram com a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que apesar dos impactos promovidos pela pandemia (físicos, sociais, emocionais e/ou econômico), dos inúmeros desafios que o ensino remoto trouxe e apesar de não estarem preparados para uma situação de emergência como essa, os professores aos trancos e barrancos tem se reinventado de diferentes maneiras e dentro de suas possibilidades, conseguiram produzir novas práticas pedagógicas e tornar o ensino de Sociologia mais próximo com a realidade dos estudantes, proporcionando uma melhor compreensão dos conceitos sociológicos. Desse modo, constatou-se que apesar das limitações o uso das Tecnologias Digitais como estratégias de ensino aprendizagem no ensino de Sociologia é de suma importância para aprendizagem do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent819 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
Título: dc.titleAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM OLHAR DOS PROFESSORES DO CARIRI PARAIBANO DURANTE A PANDEMIA COVID-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons