Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Jéssica Mayara Veríssimo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-01T13:52:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-01T13:52:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Jéssica_Mayara_Veríssimo_de_Oliveira_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747721 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos dias atuais, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornou- se um artifício de inquietude, discussão e análise para muitos segmentos, especialmente para o meio educacional. Essas discussões tornaram-se frequentes devido ao novo cenário escolar promovido pela pandemia Covid-19, o ensino remoto. Nesta perspectiva, professores e alunos tiveram que lidar com as TDIC no ambiente escolar como forma de realizar as aulas de maneira remota e assim, efetivar o ensino de Sociologia na nova realidade. Nesse contexto, a respectiva pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as estratégias pedagógicas com o uso das tecnologias digitais no ensino de Sociologia, sob o olhar dos professores do Cariri Paraibano durante a pandemia da Covid-19. Inicialmente, apresentamos uma breve contextualização sobre o processo histórico e o Ensino de Sociologia no contexto do Ensino Médio brasileiro, as TDIC no Ensino de Sociologia e o uso das TDIC no ensino remoto de Sociologia. Posteriormente, discutimos sobre o Ensino de Sociologia e as TDIC no contexto da Pandemia da Covid-19 nas escolas do Cariri Paraibano, destacando a análise dos dados do questionário aplicado a partir da visão dos professores. Para a realização desse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, estabelecida pela relevância do tema ser extremamente atual devido as transformações que o isolamento social nos trouxe com a pandemia nos últimos anos e, pelo fato das tecnologias digitais estarem crescendo num ritmo acelerado na esfera educacional. Os argumentos utilizados neste trabalho foram referenciados pela contribuição de autores como Castells (2005), Moran (2015), Bodart (2021), Amaral (2022), Martins (2023), dentre outros autores que contribuíram com a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que apesar dos impactos promovidos pela pandemia (físicos, sociais, emocionais e/ou econômico), dos inúmeros desafios que o ensino remoto trouxe e apesar de não estarem preparados para uma situação de emergência como essa, os professores aos trancos e barrancos tem se reinventado de diferentes maneiras e dentro de suas possibilidades, conseguiram produzir novas práticas pedagógicas e tornar o ensino de Sociologia mais próximo com a realidade dos estudantes, proporcionando uma melhor compreensão dos conceitos sociológicos. Desse modo, constatou-se que apesar das limitações o uso das Tecnologias Digitais como estratégias de ensino aprendizagem no ensino de Sociologia é de suma importância para aprendizagem do aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 819 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM OLHAR DOS PROFESSORES DO CARIRI PARAIBANO DURANTE A PANDEMIA COVID-19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC MESTRADO PROFSOCIO - JESSICA.pdf | 819,36 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747721/2/TCC MESTRADO PROFSOCIO - JESSICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons