AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE LONDRINA/PR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorYamamoto, Fabiana Miyuki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:46:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:46:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Fabiana_Miyuki_Yamamoto_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747720-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido no contexto específico de uma escola pública considerada de grande porte, localizada na periferia de Londrina/PR. O objetivo foi compreender como a crise sanitária da covid-19 (2020-2021) afetou os duzentos e sessenta e sete jovens estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição Colégio Estadual Vista Bela. O ponto de partida foram as relações sociais para se chegar à explicação de que forma o cotidiano institucional se articula ao amplo processo social. Considerando o contexto de pandemia, a reflexão girou em torno das formas que a crise sanitária afetou a vida desses jovens estudantes matriculados no colégio. À luz das referências teóricas consultadas, de autores considerados estado da arte em suas pesquisas sobre juventudes, como Marialice Foracchi (1965), Juarez Dayrell (2007), Alexandre Barbosa Pereira (2010) e ainda autores regionais da área de Assistência Social, como Jolinda Alves (2002), Andréa Beidack (2011), entre outros, se colocou em discussão as investigações que foram levantadas: o conceito de juventudes, as vulnerabilidades, o processo de exclusão que vivenciam e as experiências escolares e territoriais. Por meio da Etnografia Institucional, análise de dados documental e depoimentos dos próprios estudantes, a pesquisa percebeu que tipos de escola desejam, compreendendo como é formada essa juventude e identificou como ocorreu o processo de socialização durante a pandemia da covid-19. Os resultados mostraram as características desses jovens estudantes e indicaram que, por um lado, caíram na inexistência social durante o período retratado e por outro, não deixaram de se socializar, mesmo em tempos de isolamento social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,04 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectexperiências escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectvulnerabilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpandemiapt_BR
Título: dc.titleAS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE LONDRINA/PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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