
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Angélica, Ricoldi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-01T13:37:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-01T13:37:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_ Angélica_Ricoldi_Dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747719 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A partir da compreensão da escola como lugar de inclusão, que facilite igualdade de oportunidades e enfrente toda forma de preconceito, discriminação e intolerância, este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar proposições prescritivas governamentais, entre os anos de 2000 e 2018, sobre modo de trabalhar com a sexualidade, homossexualidade e orientação sexual em sala de aula. Examino os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o PNE (Plano Nacional da Educação), as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), o Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual (INEP/MEC), de 2010. O documento Alfabetização e Diversidade: Cadernos SECAD 4: Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos, de 2007. E o Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais de 2013, para entender quais ações e procedimentos os diversos governos recomendavam para a atuação dos docentes, em sala de aula, para tratar a sexualidade, a homossexualidade e a orientação sexual na escola. Além da análise documental para entender as suas proposições prescritivas, pretende-se ainda propor uma ação pedagógica que faça emergir atitudes que levem a diminuição dos preconceitos na vida escolar, em destaque para a homossexualidade. E por final, sugerir o sociodrama como instrumento de intervenção pedagógica, orientado por Guerreiro Ramos, Raul Rojas Soriano e Jacob Levy Moreno. Visa-se, através de uma proposta de atividade docente, incentivar jovens através da dramatização a expor suas experiências, sofrimentos e angústias, valorizando a empatia, na tentativa de uma melhor convivência e promoção dos Direitos Humanos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 959 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | sexualidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | homossexualidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| Título: dc.title | AS PROPOSIÇÕES PRESCRITIVAS GOVERNAMENTAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA SOBRE SEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO ENTRE 2000 E 2018 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Angélica Ricoldi Prof socio - Fabio Lanza.pdf | 958.78 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747719/2/Angélica Ricoldi Prof socio - Fabio Lanza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons