AS PROPOSIÇÕES PRESCRITIVAS GOVERNAMENTAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA SOBRE SEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO ENTRE 2000 E 2018

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAngélica, Ricoldi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:37:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:37:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Angélica_Ricoldi_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747719-
Resumo: dc.description.abstractA partir da compreensão da escola como lugar de inclusão, que facilite igualdade de oportunidades e enfrente toda forma de preconceito, discriminação e intolerância, este trabalho de dissertação tem como objetivo analisar proposições prescritivas governamentais, entre os anos de 2000 e 2018, sobre modo de trabalhar com a sexualidade, homossexualidade e orientação sexual em sala de aula. Examino os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o PNE (Plano Nacional da Educação), as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica), o Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, organizadas de acordo com áreas temáticas, a saber, étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual (INEP/MEC), de 2010. O documento Alfabetização e Diversidade: Cadernos SECAD 4: Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos, de 2007. E o Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais de 2013, para entender quais ações e procedimentos os diversos governos recomendavam para a atuação dos docentes, em sala de aula, para tratar a sexualidade, a homossexualidade e a orientação sexual na escola. Além da análise documental para entender as suas proposições prescritivas, pretende-se ainda propor uma ação pedagógica que faça emergir atitudes que levem a diminuição dos preconceitos na vida escolar, em destaque para a homossexualidade. E por final, sugerir o sociodrama como instrumento de intervenção pedagógica, orientado por Guerreiro Ramos, Raul Rojas Soriano e Jacob Levy Moreno. Visa-se, através de uma proposta de atividade docente, incentivar jovens através da dramatização a expor suas experiências, sofrimentos e angústias, valorizando a empatia, na tentativa de uma melhor convivência e promoção dos Direitos Humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent959 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecthomossexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Título: dc.titleAS PROPOSIÇÕES PRESCRITIVAS GOVERNAMENTAIS PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA SOBRE SEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO ENTRE 2000 E 2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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