EDUCAÇÃO DOS IMIGRANTES HAITIANOS: EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO RACANELLO SAMPAIO NO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS-PR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBiacio, Michelle Munhoz dos Santos_-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:33:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:33:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Michelle_Munhoz_dos_Santos_Biacio_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747718-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é a identificação e compreensão das adversidades diárias dos alunos imigrantes, a fim de contribuir que professores repensem sobre suas metodologias e, que possam auxiliar os alunos estrangeiros na inserção plena da educação, socialização, respeito e no resgate das práticas culturais de origem. E assim, colaborar no processo de inclusão destes de forma integral, externada no binômio educação/sociedade. O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas pelos alunos imigrantes haitianos na instituição escolar do município de Arapongas-PR. E sobre os obstáculos enfrentados como: racismo, xenofobia, dificuldades com a língua e adaptação. Foi utilizado para esta pesquisa as metodologias qualitativa e quantitativa. Para a fundamentação teórica foi explorado bibliografias sobre o Haiti, imigração haitiana no Brasil, documentação necessária para os imigrantes e sistema educacional neste país. Também são abordados conceitos de preconceito, discriminação e racismo, a fim de compreender os problemas enfrentados tanto na escola como na sociedade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis alunos imigrantes haitianos do Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio, de Arapongas-PR. Constatou-se que o contexto de crise e problemas no Haiti facilitou o ingresso dos imigrantes no Brasil. Além disto, que os alunos estrangeiros visualizam a educação brasileira como boa e acolhedora, com algumas dificuldades. No entanto não conseguem perceber formas de preconceito e racismo ou optaram por omitir estas informações durante a entrevista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImigraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHaitianospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO DOS IMIGRANTES HAITIANOS: EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO RACANELLO SAMPAIO NO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS-PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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