Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Betelli, Patrícia Oening | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-01T13:22:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-01T13:22:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Patrícia_Oening_Betelli_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747717 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho possui como propósito analisar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM no Município de Manoel Ribas, levando em consideração se em tal prática os povos indígenas foram ouvidos e respeitados diante da legislação na qual está o amparo da Educação Escolar Indígena. O trabalho possui como objetivo conhecer e analisar o histórico, a legislação e as possibilidades de um ensino que promova os direitos e a valorização das populações indígenas. Como metodologia realizei a analise documental e a observação participante e após a realização da mesma percebo que a implantação do Novo Ensino Médio permanece sendo um meio de controle das classes dirigentes sobre as populações indígenas e a diversidade e a especificidade permanecem se fazendo presentes apenas na legislação e na prática os povos indígenas terão muito o que conquistar e lutar para que a lei seja colocada em vigência de forma significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 743 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Escolar Indígena: análise da implementação do Novo Ensino Médio para os povos indígenas Kaingang na Terra Indígena Ivaí no Município de Manoel Ribas - Paraná | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Patrícia Oening Betelli_TCC - Fabio Lanza.pdf | 742,63 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747717/2/Patrícia Oening Betelli_TCC - Fabio Lanza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons