A POLÍTICA DA SEED PR DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO- MILITARES: ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFlorentino, Bruno Augusto Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-01T13:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-01T13:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Bruno_Augusto_Marques_Florentino_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747715-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar a implantação das escolas cívico- militares no âmbito paranaense. A pesquisa abordará o papel das instituições escolares e das políticas educacionais que se estruturaram na rede estadual e como ocorreu o processo de implantação dessa modalidade de gestão cívico-militar escolar no Paraná. Partiremos das perspectivas sociológicas sobre o papel da escola, da educação e do processo ideológico que permeiam o cenário atual na rede estadual de ensino para a construção do objeto. A pesquisa centrou no processo de implantação dessas políticas em escolas da região norte do Paraná. Buscamos entender como foram os processos de adesão ao programa nacional dessas escolas cívico-militares pelo governo estadual, como é o programa estadual de implantação do modelo cívico-militar nas escolas do Paraná, quais as propostas de modificação da gestão das escolas, quais as justificativas para a inserção de militares na direção das escolas. A hipótese norteadora da investigação a partir das justificativas para adesão ao modelo cívico-militar por essas comunidades escolares estava pautada na busca por melhorias no desempenho escolar dos alunos dessa instituição, como uma estratégia de superação da indisciplina juvenil. Ainda, havia a expectativa de que os militares poderiam resolver os problemas de vulnerabilidades sociais que permeiam as juventudes que necessitam dessas escolas. Por último, a partir da pesquisa documental, foi verificado que o processo de consulta pública foi aligeirado, sem debate prévio entre os sujeitos da comunidade escolar, com a ocorrência de inúmeras estratégias de propagandas para que as famílias aderissem ao novo modelo por meio da consulta pública indicada na lei estadual no 20.338, de 6 de outubro de 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada a reconstrução do processo de implantação das escolas, a partir de fontes tais como, o levantamento das legislações estaduais, nacionais, a consulta dos documentos oficiais das mantenedoras e da própria instituição em tela, bem como pela coleta de dados a partir da observação e registro no caderno de campo do pesquisador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas cívico-militarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão da escola.pt_BR
Título: dc.titleA POLÍTICA DA SEED PR DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS CÍVICO- MILITARES: ESTUDO SOBRE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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