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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Cristovam, Maria Osvalda de Castro Feitosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-30T19:03:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-30T19:03:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747656 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta publicação é fruto da pesquisa do mestrado profissional da autora, cursado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo sob orientação da Profª Vera Lucia Messias Fialho Capellini. A pesquisa pautou-se na perspectiva de escolas inclusivas, considerando que a inclusão escolar é garantida na legislação brasileira, mas na prática ainda enfrenta dificuldades para se concretizar. Por verificar em sua atuação docente que as escolas demandam cada vez mais ações pedagógicas colaborativas que valorizem e proporcionem o desenvolvimento de todos os estudantes indistintamente e que de fato promova a aprendizagem. Percebe-se a necessidade de considerar as diferenças com a perspectiva da equidade e o desenvolvimento integral de todos. Bem como a eliminação das barreiras de acessibilidade, como ações que podem transformar este paradigma legal vigente, transpondo da contemplação em leis para efetivação de sistemas educacionais, de fato inclusivos. Assim, a pesquisa de mestrado teve como objetivo geral: Analisar o processo de colaboração proposto entre o professor especializado em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala comum, na implementação de práticas inclusivas com base no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Os objetivos específicos foram: a) Elencar as demandas de barreiras enfrentadas pelos professores da sala comum em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com os Estudantes Elegíveis aos Serviços da Educação Especial (EESEE); b) verificar as concepções dos professores acerca da acessibilidade em suas rotinas; c) Elaborar e desenvolver uma proposta de planos de aulas com atividades pedagógicas em um componente curricular (Matemática) com base no DUA; d) Avaliar a aplicabilidade dos planos de aula planejados na consultoria a luz da opinião do professor de classe comum, do desempenho dos estudantes e do professor do AEE. A pesquisa do tipo qualitativa foi desenvolvida em três etapas: a saber:1) levantamento das necessidades dos professores; 2) planejamento e desenvolvimento da consultoria; 3) elaboração da proposta de planos de aulas na consultoria 4) e por fim, roda de conversa avaliativa da aplicabilidade. O mestrado profissional está condicionado ao desenvolvimento de um produto educacional, que também é apresentado nesta publicação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Consultoria colaborativa do professor do AEE com propostas para práxis inclusivas com base no DUA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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CONSULTORIA COLABORATIVA DO PROFESSOR DO AEE.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747656/2/CONSULTORIA COLABORATIVA DO PROFESSOR DO AEE.pdfDownload |
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