A QUESTÃO AGRÁRIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DO CRATO-CE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Edilio Quintino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-31T12:41:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-31T12:41:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Edilio_Quintino_de_Oliveira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747652-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar como o professor da disciplina de Sociologia em sua prática docente trata ou “não” sobre o Tema da questão agrária na rede pública estadual de ensino do munícipio do Crato-CE. Localizado na Região Metropolitana do Cariri (RMC). Nossa problematização parte do estudo sobre como se desenvolve a realidade histórico social do município na luta de classes entre uma aristocracia agrária e os camponeses em sua formação econômica de classes sociais. Buscamos investigar sobre como a Sociologia se insere no contexto educacional brasileiro e quais são as adversidades que se colocam para a disciplina diante das propostas curriculares ligadas a questão agrária, utilizou-se para esse estudo os documentos curriculares oficiais da disciplina de Sociologia, perfazendo o contexto econômico histórico e político brasileiro e sua relação com a educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas dirigidas com os professores da rede pública de ensino da rede estadual do município do Crato- CE para podermos analisar como eles desenvolvem seu trabalho docente acerca da temática da questão agrária nas escolas onde estão inseridos, na pesquisa fizemos visitas de campo para conhecer a realidade das escolas e uma descrição da realidade social dessas escolas onde os professores estão atuando e a realidade de classe social. Percebe-se nas entrevistas realizadas e nos dados recolhidos nos documentos orientadores que os docentes da disciplina de Sociologia compreendem sobre a realidade das relações que se desenvolvem no campo, mas que ainda temos muito a avançar com relação ao tema, um dos aspectos elencados é a falta de formação teórica sobre a questão agrária, e o currículo tanto acadêmico quanto escolar não haver um espaço para a temática, com orientações e aporte teórico para os professores de Sociologia, utilizamos como método da pesquisa o materialismo histórico dialético, para podermos perceber as contradições do ensino da disciplina de Sociologia e a questão agrária, torna-se necessário que possamos superar esse modelo de ensino para que consigamos construir um conhecimento científico baseado na realidade do campesinato brasileiro, onde a educação possa chegar as classes menos favorecidas e oprimidas pelo modelo econômico dominante no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquestão agráriapt_BR
Título: dc.titleA QUESTÃO AGRÁRIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DO CRATO-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons