Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edilio Quintino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-31T12:41:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-31T12:41:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Edilio_Quintino_de_Oliveira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747652 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar como o professor da disciplina de Sociologia em sua prática docente trata ou “não” sobre o Tema da questão agrária na rede pública estadual de ensino do munícipio do Crato-CE. Localizado na Região Metropolitana do Cariri (RMC). Nossa problematização parte do estudo sobre como se desenvolve a realidade histórico social do município na luta de classes entre uma aristocracia agrária e os camponeses em sua formação econômica de classes sociais. Buscamos investigar sobre como a Sociologia se insere no contexto educacional brasileiro e quais são as adversidades que se colocam para a disciplina diante das propostas curriculares ligadas a questão agrária, utilizou-se para esse estudo os documentos curriculares oficiais da disciplina de Sociologia, perfazendo o contexto econômico histórico e político brasileiro e sua relação com a educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas dirigidas com os professores da rede pública de ensino da rede estadual do município do Crato- CE para podermos analisar como eles desenvolvem seu trabalho docente acerca da temática da questão agrária nas escolas onde estão inseridos, na pesquisa fizemos visitas de campo para conhecer a realidade das escolas e uma descrição da realidade social dessas escolas onde os professores estão atuando e a realidade de classe social. Percebe-se nas entrevistas realizadas e nos dados recolhidos nos documentos orientadores que os docentes da disciplina de Sociologia compreendem sobre a realidade das relações que se desenvolvem no campo, mas que ainda temos muito a avançar com relação ao tema, um dos aspectos elencados é a falta de formação teórica sobre a questão agrária, e o currículo tanto acadêmico quanto escolar não haver um espaço para a temática, com orientações e aporte teórico para os professores de Sociologia, utilizamos como método da pesquisa o materialismo histórico dialético, para podermos perceber as contradições do ensino da disciplina de Sociologia e a questão agrária, torna-se necessário que possamos superar esse modelo de ensino para que consigamos construir um conhecimento científico baseado na realidade do campesinato brasileiro, onde a educação possa chegar as classes menos favorecidas e oprimidas pelo modelo econômico dominante no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | questão agrária | pt_BR |
Título: dc.title | A QUESTÃO AGRÁRIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DO CRATO-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons