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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Silmara Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-30T15:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-30T15:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Silmara_Ferreira Marques _outros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747645 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Radiofônicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento de Educação de Base | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memórias e Sertão do Pajeú Pernambucano | pt_BR |
Título: dc.title | As Escolas Radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da região do Pajeú-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
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