Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carla Roberta Correia de, Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-30T15:05:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-30T15:05:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC _ Carla_Roberta_Correia_de_Medeiros_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e acredita-se haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, busca-se identificar e problematizar neste projeto como as reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio, impactaram nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos do PNLD 2021, considerando como pauta as temáticas de Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos, dentre eles: pesquisa bibliográfica para aprofundamento e compreensão teórica e o conjunto de regras da técnica da Análise de Conteúdo para organizar os resultados por temática a fim de identificar núcleos de sentido significativos. A pesquisa foi desenvolvida em algumas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros deveriam ser mais claros e objetivos sobre os conceitos relacionados a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, apontaram a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação a diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 876 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Título: dc.title | GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO: RETROCESSOS, DESAFIOS E RESISTÊNCIA NA CONJUNTURA ATUAL DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons