GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO: RETROCESSOS, DESAFIOS E RESISTÊNCIA NA CONJUNTURA ATUAL DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO BRASIL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarla Roberta Correia de, Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-30T15:05:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-30T15:05:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-26-
identificador: dc.identifier.otherTCC _ Carla_Roberta_Correia_de_Medeiros_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747644-
Resumo: dc.description.abstractEstudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e acredita-se haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, busca-se identificar e problematizar neste projeto como as reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio, impactaram nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos do PNLD 2021, considerando como pauta as temáticas de Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos, dentre eles: pesquisa bibliográfica para aprofundamento e compreensão teórica e o conjunto de regras da técnica da Análise de Conteúdo para organizar os resultados por temática a fim de identificar núcleos de sentido significativos. A pesquisa foi desenvolvida em algumas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros deveriam ser mais claros e objetivos sobre os conceitos relacionados a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, apontaram a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação a diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent876 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Título: dc.titleGÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO: RETROCESSOS, DESAFIOS E RESISTÊNCIA NA CONJUNTURA ATUAL DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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