
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carla Roberta Correia de, Medeiros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-30T15:05:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-30T15:05:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC _ Carla_Roberta_Correia_de_Medeiros_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747644 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Estudos sobre gênero e sexualidade na Educação têm apontado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de violações e violências contra aqueles/as que não satisfazem a norma padrão de gênero e de sexualidade ou não se enquadram nos papéis e identidades de gênero. Este tema tem sido alvo de muitos questionamentos nos últimos anos e acredita-se haver hoje um consenso generalizado em face da necessidade de uma Educação Sexual na escola. Nesta direção, busca-se identificar e problematizar neste projeto como as reformas educacionais da BNCC e do Novo Ensino Médio, impactaram nas propostas teórico-metodológicas dos livros didáticos do PNLD 2021, considerando como pauta as temáticas de Gênero e Sexualidade. Metodologicamente, a pesquisa segue diferentes caminhos, dentre eles: pesquisa bibliográfica para aprofundamento e compreensão teórica e o conjunto de regras da técnica da Análise de Conteúdo para organizar os resultados por temática a fim de identificar núcleos de sentido significativos. A pesquisa foi desenvolvida em algumas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) no Agreste Pernambucano. Os resultados mostraram que os livros deveriam ser mais claros e objetivos sobre os conceitos relacionados a gênero e sexualidade, bem como discutir as questões sociais e históricas que envolvem esses temas. Além disso a execução de atividades práticas e reflexivas, de acordo com o questionário aplicado em uma das escolas, aos alunos do ensino médio, apontaram a necessidade que os mesmos sentem, de debates que contribuam para a formação de uma consciência crítica e respeitosa em relação a diversidade e apontam a falta de conteúdos e mais clareza sobre esses temas no livro didático. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 876 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
| Título: dc.title | GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO: RETROCESSOS, DESAFIOS E RESISTÊNCIA NA CONJUNTURA ATUAL DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO BRASIL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons