PLANO CARTESIANO: O ESTUDO DAS COORDENADAS CARTESIANAS DO PRIMEIRO QUADRANTE UTILIZANDO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL COM ALUNOS DO 6.º ANO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Andreya Luiza Batista da-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Isabela Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Lais Massena de-
Autor(es): dc.contributor.authorQUEIROZ, Maria Luiza Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Mayara Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Sandra Luzia Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, Vanessa da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorNOGUEIRA, Henrique Faria-
Autor(es): dc.contributor.authorBARRETO, Mylane dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-29T23:37:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-29T23:37:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherPLANO CARTESIANOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747635-
Resumo: dc.description.abstractA Geometria é uma vertente da matemática extremamente importante para o desenvolvimento do educando, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), este ramo da Matemática é responsável por apresentar ao aluno percepções necessárias para a resolução de problemas envolvidos ao mundo físico e a outras áreas do conhecimento. Contudo, atualmente uma grande parte dos alunos da Educação Básica não vêem sentido neste estudo e, por vezes, em decorrência do calendário escolar, as noções sobre Geometria são vistas apenas ao final do ano letivo, de maneira rápida e superficial. Também sobre o campo da matemática, diversos autores argumentam e defendem a utilização de materiais concretos e manipuláveis para o ensino e a aprendizagem dessa ciência, reconhecendo assim, a contribuição significativa destes recursos no processo de desenvolvimento da abstração matemática dos discentes. Dessa forma, objetivou-se, em consonância com uma das habilidades previstas pela BNCC, o uso de material didático manipulável para o auxílio na aprendizagem da associação de pares ordenados aos pontos do plano cartesiano do primeiro quadrante, além do reconhecimento dos pontos como vértices de polígonos formados a partir das marcações realizadas. Para isso, após uma aula introdutória acerca dos conceitos envolvidos neste tópico da Matemática, aplicou-se um produto educacional para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, como parte das atividades desenvolvidas pelas residentes do programa institucional Residência pedagógica. De modo geral, após a aplicação, os alunos relataram que o material utilizado contribuiu de forma significativa para a compreensão dos conceitos trabalhados, e assim, as suas dúvidas foram sanadas, uma vez que estes conseguiram visualizar na prática o conceito estudado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12 PÁGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCoordenadas cartesianaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático manipulávelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Título: dc.titlePLANO CARTESIANO: O ESTUDO DAS COORDENADAS CARTESIANAS DO PRIMEIRO QUADRANTE UTILIZANDO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL COM ALUNOS DO 6.º ANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Residência Pedagógicapt_BR
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