Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Andreya Luiza Batista da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Isabela Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Lais Massena de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | QUEIROZ, Maria Luiza Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, Mayara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Sandra Luzia Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, Vanessa da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NOGUEIRA, Henrique Faria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARRETO, Mylane dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-29T23:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-29T23:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | PLANO CARTESIANO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747635 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Geometria é uma vertente da matemática extremamente importante para o desenvolvimento do educando, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), este ramo da Matemática é responsável por apresentar ao aluno percepções necessárias para a resolução de problemas envolvidos ao mundo físico e a outras áreas do conhecimento. Contudo, atualmente uma grande parte dos alunos da Educação Básica não vêem sentido neste estudo e, por vezes, em decorrência do calendário escolar, as noções sobre Geometria são vistas apenas ao final do ano letivo, de maneira rápida e superficial. Também sobre o campo da matemática, diversos autores argumentam e defendem a utilização de materiais concretos e manipuláveis para o ensino e a aprendizagem dessa ciência, reconhecendo assim, a contribuição significativa destes recursos no processo de desenvolvimento da abstração matemática dos discentes. Dessa forma, objetivou-se, em consonância com uma das habilidades previstas pela BNCC, o uso de material didático manipulável para o auxílio na aprendizagem da associação de pares ordenados aos pontos do plano cartesiano do primeiro quadrante, além do reconhecimento dos pontos como vértices de polígonos formados a partir das marcações realizadas. Para isso, após uma aula introdutória acerca dos conceitos envolvidos neste tópico da Matemática, aplicou-se um produto educacional para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, como parte das atividades desenvolvidas pelas residentes do programa institucional Residência pedagógica. De modo geral, após a aplicação, os alunos relataram que o material utilizado contribuiu de forma significativa para a compreensão dos conceitos trabalhados, e assim, as suas dúvidas foram sanadas, uma vez que estes conseguiram visualizar na prática o conceito estudado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12 PÁGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Coordenadas cartesianas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático manipulável | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | PLANO CARTESIANO: O ESTUDO DAS COORDENADAS CARTESIANAS DO PRIMEIRO QUADRANTE UTILIZANDO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL COM ALUNOS DO 6.º ANO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PLANO CARTESIANO.pdf | 461.47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747635/2/PLANO CARTESIANO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons