Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MANHÃES, Álvaro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, Flávia Carla Mariano de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIRES, Nathalia Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-29T18:19:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-29T18:19:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | TEATRO DO OPRIMIDO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747615 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo pretende relatar a experiência do Programa Residência Pedagógica, um programa criado pela CAPES, onde discentes de ensino superior de Licenciaturas, vivenciam na prática a docência em escolas públicas. Desta forma é relatado em específico a experiência de licenciandas do Curso Superior de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ), junto ao Colégio Estadual Benta Pereira, no qual as discentes vivenciaram na prática a experiência de ministrar aulas no ensino fundamental numa turma de adolescentes do oitavo ano, a turma 803. Nesta experiência foi percebida a importância do ensino de artes na escola, pois esta turma do oitavo ano apresentou ter dificuldades com foco, criatividade e imaginação, e as aulas de teatro trouxeram vivências de jogos teatrais para trabalhar o desenvolvimento destes aspectos da aprendizagem, assim como demonstraram que os processos de aprendizagens podem ser prazerosos, auxiliando na ressignificação do ambiente escolar como um todo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11 PÁGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experiência | pt_BR |
Título: dc.title | TEATRO DO OPRIMIDO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciaturas em Música e em Teatro | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TEATRO DO OPRIMIDO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO.pdf | 341,86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747615/2/TEATRO DO OPRIMIDO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons