Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Marcelo Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-29T21:00:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-29T21:00:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | MRPIIC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747592 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O mapa foi construído como resultado da pesquisa “Uma metodologia de Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado em Informática: um movimento de profissionais-pesquisadores”, que relaciona a prática docente com seu planejamento e ação, a vivência do que se denomina PIIC, e organização um produto educacional para que outros professores da área da informática possa apropriar-se e adaptá-lo à sua realidade e disciplina técnica na sua escola, de modo que os estudantes se engajem no processo de ser responsáveis pelo desenvolvimento integral e técnico. Cabe ainda observar que este produto não tem o objetivo de analisar a aprendizagem dos estudantes, e sim o processo de planejamento quanto ao ensino do professor da área técnica/disciplinas específicas, com seus colegas (das áreas técnicas e básicas, já que aplicado ao ensino médio integrado profissional) e área do conhecimento (disciplina profissional, aqui a de Automação), assim como dos estudantes, com isso, no atual momento não discute-se a Aprendizagem Baseada em Projeto de Bender (2014). Paralelamente, se faz um destaque no que difere quanto a mediação e condução da investigação, isto é, na pesquisa aqui conforme descrito na vivência o(s) estudante(s) tem liberdade de investigar, e desta investigação propor um delineamento ao problema que deseje resolver, e desta forma tem liberdade de escolha desde a forma de enunciar o problema, a tecnologia escolhida e outros pontos, no que tange a área da informática, para o ensino médio integrado, que percorre um limite muito tênue quanto ao que é conteúdo de médio e/ou de superior. A MRPIIC é uma possibilidade de que o professor da área da informática “viva uma profissionalização pedagógica” ao desenvolver em sua sala de aula e assim refletir sobre sua ação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 238KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante Autônomo | pt_BR |
Título: dc.title | Matriz de Referencia do Projeto Interdisciplinar de Iniciação Cientifica - MRPIIC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Informática na Educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MRPIIC.pdf | MRPIIC | 238,11 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747592/2/MRPIIC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons