Matriz de Referencia do Projeto Interdisciplinar de Iniciação Cientifica - MRPIIC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Marcelo Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorProcasko, Josiane Carolina Soares Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-29T21:00:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-29T21:00:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-29-
identificador: dc.identifier.otherMRPIICpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747592-
Resumo: dc.description.abstractO mapa foi construído como resultado da pesquisa “Uma metodologia de Projeto Interdisciplinar de Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado em Informática: um movimento de profissionais-pesquisadores”, que relaciona a prática docente com seu planejamento e ação, a vivência do que se denomina PIIC, e organização um produto educacional  para que outros professores da área da informática possa apropriar-se e adaptá-lo à sua realidade e disciplina técnica na sua escola, de modo que os estudantes se engajem no processo de ser responsáveis pelo desenvolvimento integral e técnico. Cabe ainda observar que este produto não tem o objetivo de  analisar a aprendizagem dos estudantes, e sim o processo de planejamento quanto ao ensino do professor da área técnica/disciplinas específicas, com seus colegas (das áreas técnicas e básicas, já que aplicado ao ensino médio integrado profissional) e área do conhecimento (disciplina profissional, aqui a de Automação), assim como dos estudantes, com isso, no atual momento não discute-se a Aprendizagem Baseada em Projeto de Bender (2014). Paralelamente, se faz um destaque no que difere quanto a mediação e condução da investigação, isto é, na pesquisa aqui conforme descrito na vivência o(s) estudante(s) tem liberdade de investigar, e desta investigação propor um delineamento ao problema que deseje resolver, e desta forma tem liberdade de escolha desde a forma de enunciar o problema, a tecnologia escolhida e outros pontos, no que tange a área da informática, para o ensino médio integrado, que percorre um limite muito tênue quanto ao que é conteúdo de médio e/ou de superior. A MRPIIC é uma possibilidade de que o professor da área da informática “viva uma profissionalização pedagógica” ao desenvolver em sua sala de aula e assim refletir sobre sua ação docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent238KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIniciação Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante Autônomopt_BR
Título: dc.titleMatriz de Referencia do Projeto Interdisciplinar de Iniciação Cientifica - MRPIICpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Informática na Educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
MRPIIC.pdfMRPIIC238,11 kBAdobe PDF/bitstream/capes/747592/2/MRPIIC.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons