Arquivo: VideoCast em Libras.mp4

VideoCast em Libras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Sédina dos Santos Jales-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS FILHO, Pedro Luiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-29T16:06:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-29T16:06:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-27-
identificador: dc.identifier.otherVideoCast em Libras-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747585-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos surdos do Ensino Médio, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal intento é de suma importância que com base na análise, foram propostas metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto, recorremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho faz uso dos pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que buscamos compreender as experiências vivenciadas no processo de escolarização a partir das narrativas de alunos surdos. Para o pesquisador, não interessa apenas falar sobre os sujeitos, mas junto a eles, em cooperação. Os resultados demostram a necessidade de criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso do aluno surdo, de forma significativa, à informação e à aquisição de conteúdos escolares, por meio da pedagogia visual, o que inclui a sua língua natural: a Libras, com base nos pressupostos do bilinguismo. Visando as narrativas de experiências dos alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues relacionando com as partes teóricas e metodológicas. Por fim, tratamos as discussões deste presente estudo por um viés bilíngue e que os surdos possam ter por direito a sua língua materna como base educacional para o conhecimento e o processo de aprendizagem, destacando os pontos essenciais para o desenvolvimento na educação de surdos. Além de um produto de pesquisa que visa contribuir com a sociedade e comunidade surda trazendo elementos e informações essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, com o enfoque na educação bilíngue. Trata-se da produção de um videocast, uma mídia de conteúdo em vídeo, e tem como objetivo transmitir informações, opiniões e entretenimentos para o público, um recurso do universo digital.-
Tamanho: dc.format.extent1280x720-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeVídeo-
Idioma: dc.language.isooutro-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo. Libras. Educação de Surdos.-
Título: dc.titleVideoCast em Libras-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Especial-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLibras e Educação de Surdos-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons