PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS ELEMENTOS DO SENTIPENSAR E DA ECOFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEliane Soares Ferreira Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorVera Lúcia Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-28T20:16:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-28T20:16:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS ELEMENTOS DO SENTIPENSAR E DA ECOFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747572-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem por temática os conceitos do Sentipensar e da Ecoformação como elementos basilares na constituição do eu docente nos anos iniciais da Educação Básica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância da formação docente com ênfase nas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, tendo como objetivo ressaltar o papel do professor como mediador na construção do conhecimento dos estudantes tornando os protagonistas em sua aprendizagem. Justifica-se a relevância desta pesquisa por identificar que a prática docente é um diferencial no ensino aprendizado para ambas as partes, contribuindo não somente para a formação acadêmica, mas na formação humanizada de cidadãos conscientes e participativos na sociedade. A partir disso, a pergunta que mobilizou a pesquisa foi: quais são os elementos primordiais para constituir-se professora da Educação Básica a partir da Resoluções BNC-Formação Inicial (BRASIL, 2019), BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020), do Sentipensar e da Ecoformação? Tendo como objetivos específicos: a) pesquisar as especificações para a formação de professores da Educação Básica; b) delinear os conceitos do sentipensar e da ecoformação como elementos constituintes de uma formação humanizada a partir da vida e para a vida, frente a uma nova realidade educativa; c) apresentar em forma de diário de aula práticas pedagógicas evidenciados a partir da Resoluções BNC-Formação Inicial (2019), BNC-Formação Continuada (2020), do sentipensar e da ecoformação ocorridos em uma turma de Ensino Fundamental I no ano de 2022 pela professora pesquisadora; d) organizar, como Produto Educacional resultado desta pesquisa, um planejamento com práticas pedagógicas partir das especificações descritas na Resoluções BNC-Formação Inicial (2019), BNC- Formação Continuada (2020), do sentipensar e da ecoformação para professores da Educação Básica. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica apoiada pela pesquisa documental e seu desenvolvimento se apoiou na abordagem de natureza de pesquisa qualitativa. Tendo como ambiente da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Goss de Lima, vinculada à rede pública municipal de ensino de União da Vitória – PR, contando com a participação dos estudantes da turma do 4º ano B do período matutino. Espera-se que essa pesquisa venha contribuir com a prática reflexiva do professor em suas especificações para constituir-se professora da Educação Básica, sendo essa no sentipensar e na ecoformação influenciando positivamente seus saberes e experiências, enriquecendo a prática pedagógica diária e promovendo uma educação a partir da vida e para a vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent48 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEspecificações. Professor. Educação Básica. Sentipensar. Ecoformação. Práticas pedagógicas. Vivências.pt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS ELEMENTOS DO SENTIPENSAR E DA ECOFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons