
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Eliane Soares Ferreira Lucas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vera Lúcia Simão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-28T20:16:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-28T20:16:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS ELEMENTOS DO SENTIPENSAR E DA ECOFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747572 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem por temática os conceitos do Sentipensar e da Ecoformação como elementos basilares na constituição do eu docente nos anos iniciais da Educação Básica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância da formação docente com ênfase nas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula, tendo como objetivo ressaltar o papel do professor como mediador na construção do conhecimento dos estudantes tornando os protagonistas em sua aprendizagem. Justifica-se a relevância desta pesquisa por identificar que a prática docente é um diferencial no ensino aprendizado para ambas as partes, contribuindo não somente para a formação acadêmica, mas na formação humanizada de cidadãos conscientes e participativos na sociedade. A partir disso, a pergunta que mobilizou a pesquisa foi: quais são os elementos primordiais para constituir-se professora da Educação Básica a partir da Resoluções BNC-Formação Inicial (BRASIL, 2019), BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020), do Sentipensar e da Ecoformação? Tendo como objetivos específicos: a) pesquisar as especificações para a formação de professores da Educação Básica; b) delinear os conceitos do sentipensar e da ecoformação como elementos constituintes de uma formação humanizada a partir da vida e para a vida, frente a uma nova realidade educativa; c) apresentar em forma de diário de aula práticas pedagógicas evidenciados a partir da Resoluções BNC-Formação Inicial (2019), BNC-Formação Continuada (2020), do sentipensar e da ecoformação ocorridos em uma turma de Ensino Fundamental I no ano de 2022 pela professora pesquisadora; d) organizar, como Produto Educacional resultado desta pesquisa, um planejamento com práticas pedagógicas partir das especificações descritas na Resoluções BNC-Formação Inicial (2019), BNC- Formação Continuada (2020), do sentipensar e da ecoformação para professores da Educação Básica. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica apoiada pela pesquisa documental e seu desenvolvimento se apoiou na abordagem de natureza de pesquisa qualitativa. Tendo como ambiente da pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Goss de Lima, vinculada à rede pública municipal de ensino de União da Vitória – PR, contando com a participação dos estudantes da turma do 4º ano B do período matutino. Espera-se que essa pesquisa venha contribuir com a prática reflexiva do professor em suas especificações para constituir-se professora da Educação Básica, sendo essa no sentipensar e na ecoformação influenciando positivamente seus saberes e experiências, enriquecendo a prática pedagógica diária e promovendo uma educação a partir da vida e para a vida. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 48 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Especificações. Professor. Educação Básica. Sentipensar. Ecoformação. Práticas pedagógicas. Vivências. | pt_BR |
| Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS ELEMENTOS DO SENTIPENSAR E DA ECOFORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE-Eliane-PPGEB.pdf | 31.55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747572/2/PE-Eliane-PPGEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons