
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Berto, Marileth | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-28T15:20:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-28T15:20:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EBOOK-Estudo de caso: Um olhar qualitativo na psicopedagogia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747545 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo a investigação qualitativa de todos os instrumentos de coleta de dados para apresentar, avaliar e ampliar conhecimentos e estratégias de intervenção das dificuldades de aprendizagem presentes em três alunos, matriculados na rede pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva sob a forma de estudo de caso, sendo os alunos do sexo masculino e com idades variadas. O estudo diagnóstico psicopedagógico totalizou quinze sessões, tendo como referencial teórico os estudos da Psicopedagogia, da Epistemologia Genética, da Psicanálise, da Neurociência, da Psicologia Cognitiva e da Linguística Clínica. Demonstrou-se, além da própria dificuldade na linguagem oral, escrita e aprendizagem em geral, o fenômeno pluri dimensional, que não se situa apenas no aprendente, mas também na família, no professor, nos métodos educacionais, na escola e na sociedade, ou seja, nas múltiplas interações entre eles. Percebeu-se, nesses alunos, melhora significativa no desempenho acadêmico; maior autoconfiança para enfrentar situação de desafio; fluência na organização das ideias, na produção oral de textos e na comunicação; melhora na intra e inter relação; melhor compreensão das suas dificuldades e conhecimento de suas habilidades e modalidade de aprendizagem; maior eficiência da memória verbal e visual. [...] | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 200MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
| Título: dc.title | Estudo de caso: Um olhar qualitativo na psicopedagogia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Estudo de caso Um olhar qualitativo na psicopedagogia.pdf | 13,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747545/1/Estudo de caso Um olhar qualitativo na psicopedagogia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: