
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveria, Adriana da Silva Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-28T14:57:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-28T14:57:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PERCURSO CENÁRIOS ECOFORMADORES ITINERANTES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747543 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta como objetivo estruturar cenários ecoformadores itinerantes para o encantamento pela leitura e o desenvolvimento da criatividade de estudantes da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Caçador. Seu aporte teórico pauta-se em Morin, (2000), (2004); Moraes, (2018); Torre, (2008), (2019); Zwierewicz, Silva, Simão, (2018), Soares, (2019), Solé, (1998); Cosson, (2006), (2021). Sua base metodológica prioriza a Estratégia de Investigação, Investigação-ação de Natureza Qualitativa, sendo apoiado na pesquisa documental e tendo como técnicas grupo focal e análise documental. Os instrumentos para a coleta de dados contou com um guião de entrevista para o grupo focal e diário de aula a partir da roteirização, baseado no referencial metodológico de Amado (2014). Participaram do estudo os estudantes com matrícula efetiva mediante apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como resultado da pesquisa, verificou-se ser possível o encantamento pela leitura e o desenvolvimento da criatividade por meio de estratégias pedagógicas que envolvam os estudantes em uma atmosfera de encantamento por meio de cenários ecoformadores itinerantes imaginativos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 14 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cenários ecoformadores itinerantes. Leitura. Desenvolvimento da criatividade. Encantamento pela leitura. Ensino fundamental I. | pt_BR |
| Título: dc.title | PERCURSO CENÁRIOS ECOFORMADORES ITINERANTES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE - Produto Educacional-PPGEB-UNIARP.pdf | 18.68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747543/2/PE - Produto Educacional-PPGEB-UNIARP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons