Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Ignacio, Luísa Miranda Nunes da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Romão, Estaner Claro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-27T21:06:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-27T21:06:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | eBOOK-A MATEMÁTICA NA PRÁTICA: Manual prático para a elaboração de Feiras da Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747484 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Recentemente foi divulgado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que “apenas 1% dos alunos brasileiros teve nota 5 ou 6 em matemática, consideradas ideias” (Folha de São Paulo, 2023). Além disso, na mesma pesquisa foi percebido que, “73% ficaram abaixo do nível mínimo, necessário para usar os conceitos matemáticos para resolver problemas cotidianos” (Folha de São Paulo, 2023). Dessarte, o objetivo desse trabalho é apresentar por meio de uma sequencia didática um modelo para a criação de uma Feira da Matemática, que aborde conteúdos matemáticos aprendidos em sala de aula e que favoreçam desafios que priorizassem conceitos da disciplina. Para tal, busca-se apresentar estratégias para auxiliar o docente quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências na educação básica, descritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativo, em que os conteúdos matemáticos sejam utilizados como ferramenta de resolução de situações problema. Baseado em pesquisas sobre como elaborar de uma Feira da Matemática em escolas de ensino básico e em observações realizadas durante a criação de uma Feira da Matemática, foi elaborado um modelo para auxiliar futuras aplicações | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 200MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | A MATEMÁTICA | pt_BR |
Título: dc.title | A MATEMÁTICA NA PRÁTICA: Manual prático para a elaboração de Feiras da Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A MATEMÁTICA NA PRÁTICA.pdf | 28,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747484/1/A MATEMÁTICA NA PRÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: