Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rebeka Helena Costa da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Luiza Alves de. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-26T19:23:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-26T19:23:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | A BRINCADEIRA É DE QUEM QUISER: Acervo de propostas não-sexistas para a primeira infância | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A criança, hodiernamente, é reconhecida como sujeito de desejos, um ser inteiro, pensante, crítico, reflexivo, político e ativo na sociedade. Porém, nem sempre ela foi concebida dessa forma e, por algum tempo, foi considerada um adulto em miniatura. Logo, para compreender o estatuto da infância, é preciso considerar os diferentes tipos de vivência de ser criança nos mais variados contextos sociais, políticos e econômicos. Fato é que a infância acontece de formas diversas para as crianças, são histórias diferenciadas em cada experiência, são infâncias no plural. Falar em infância, por sua vez, remete-nos ao brincar que, em diferentes tempos e culturas, é inerente ao ser humano. Para as crianças, a brincadeira se constitui ferramenta de produção de cultura, representação simbólica, interação, elaboração de questionamentos. Pensando nisso, este material traz o brincar como possibilidade de diálogo entre as crianças sobre os estereótipos de gêneros impostos por nossa sociedade patriarcal a fim de promover reflexão e questionamentos em prol da promoção de uma sociedade mais igualitária. Este acervo convida à reflexão sobre práticas pedagógicas que reforçam o sexismo nos espaços educacionais infantis, de modo que estas possam ser ressignificadas e transmutadas em práticas que desconstruam os estereótipos já existentes, permitindo a compreensão das crianças de que é possível ocuparem os diversos espaços, inclusive nas Ciências, independente de gênero, cor, etnia ou classe social. Este material se faz com o objetivo de ser uma ferramenta política de transformação da sociedade, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, reforçando a importância da sensibilidade e desenvolvimento à escuta ativa das narrativas infantis, posto que brincar e narrar o vivido pode se constituir como caminho para a promoção de equidade social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Infância - Gênero - Brincadeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Ciêntífica | pt_BR |
Título: dc.title | A BRINCADEIRA É DE QUEM QUISER: Acervo de propostas não-sexistas para a primeira infância | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGEduCiMat | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A BRINCADEIRA É DE QUEM QUISER.pdf | 11,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747458/2/A BRINCADEIRA É DE QUEM QUISER.pdfDownload | |
SEJA O QUE QUISER.mp4 | Música que faz parte do acervo. | 44,64 MB | MP4 | /bitstream/capes/747458/3/SEJA O QUE QUISER.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons