SABER ESPORTIVO, PARA ALÉM DO CAMPO DE VISÃO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-
Autor(es): dc.contributor.authorSARMENTO PEREIRA, MARIA DO PERPETUO SOCORRO (Autora) SILVA MAGALHÃES, PRISCILA GISELLI (Orientadora)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-26T22:23:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-26T22:23:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
identificador: dc.identifier.otherSaber Esportivo, Para Além do Campo de Visão.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747439-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender como os desenhos táteis esportivos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual do Ensino Médio integrado e regular. Especificamente, objetivou-se: a) conhecer a vivência do aluno DV com a prática esportiva na EFE, a percepção grafo-tátil e o uso de desenho tátil esportivo; b) produzir desenho tátil em papel microcapsulado de espaços esportivos: basquete, handebol, voleibol, futebol/futsal, tênis de quadra e beach tennis a serem avaliados pelo aluno DV (texturas e linhas); e c) verificar a experiência dos professores de Educação Física atuantes na construção e no uso do desenho tátil esportivo no processo de ensino-aprendizagem do aluno DV. A pesquisa teve a participação de 5 alunos e 7 professores (atuantes no Ensino Médio). O estudo foi realizado sob o manto da pesquisa qualitativa, cujos dados coletados foram analisados pelo modo indutivo com base em levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e observação direta, empregando-se a análise de conteúdo, fundamentada nos dispositivos legais nacionais e internacionais e em pressupostos teóricos de autores, os quais entendem o processo educacional como “inclusivo”. Considerou, ainda, a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade, que, consequentemente, desafiam as possibilidades de estratégias pedagógicas frente às necessidades e às habilidades de todos(as) os(as) alunos(as). Relevante evidenciar que os dados coletados e analisados apontaram para a imprescindibilidade, pertinência e contemporaneidade da temática apresentada. Ressaltaram, também, a potencialidade deste estudo em contribuir para o processo de inclusão do(a) aluno(a) com DV na EFE. Isso porque é através de estudos contínuos que é factível percorrer caminhos ainda não trilhados na busca por saberes e práticas que promovam a inclusão da diversidade humana, diferentes saberes e formas de aprendizagens.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes esportivos-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiente visual-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho tátil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Título: dc.titleSABER ESPORTIVO, PARA ALÉM DO CAMPO DE VISÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
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