Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Samara dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dutra, Jorge da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-25T19:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-25T19:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://guiasurdosifc.my.canva.site/orientacoesgerais | - |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro dos vídeos do PE: Orientações gerais para estudantes Surdos e servidores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional (PE) foi desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A pesquisa visava responder à pergunta: "Quais as percepções dos sujeitos Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do IFC, sinalizantes em Libras, com relação às necessidades de melhoria na educação de Surdos na EPT?". As respostas obtidas levaram à criação do PE, um guia digital bilíngue em formato de site, com informações em Libras (por meio de gifs e vídeos) e em português (por meio de legendas e dublagem). O guia oferece informações sobre atendimento multiprofissional, o Núcleo Bilíngue em Libras/Português - NuBi, núcleos de inclusão e diversidade, programas e auxílios estudantis, atendimento educacional especializado, espaços do IFC e outros recursos. Para os servidores, o guia está dividido em três segmentos: docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) intérpretes de Libras e TAEs de outros cargos, fornecendo orientações específicas para cada grupo e abordando questões relacionadas ao atendimento dos Surdos no Ensino Médio Integrado. O produto foi desenvolvido no Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Blumenau, dentro da linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e faz parte do Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O público alvo do PE inclui estudantes Surdos e servidores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFC. O PE, intitulado "Orientações gerais para estudantes Surdos e servidores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFC", consiste em um guia em Libras que aborda questões relevantes para estudantes Surdos e servidores do IFC, com o objetivo de aprimorar a educação de Surdos no contexto da educação profissional e tecnológica. O guia do PE foi distribuído por e-mail aos campi do IFC e por WhatsApp aos estudantes Surdos, com a assistência dos intérpretes, entre 19 de dezembro de 2023 e 29 de fevereiro de 2024, resultando em 23 respostas no questionário avaliativo. A avaliação, realizada via formulário Google bilíngue (Libras/português), incluiu perguntas em escala Likert e abertas para perfis variados de avaliadores. O PE recebeu avaliações positivas, destacando sua acessibilidade, clareza e impacto. Recomenda-se futuras pesquisas para acompanhar sua implementação e expansão para outros níveis educacionais e perfis de Surdos. O PE, alinhado com a pesquisa do ProfEPT, é replicável em diferentes contextos e possui potencial de abrangência nacional, destacando-se pela acessibilidade e aplicabilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 87 páginas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | outro | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Emancipadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações gerais para estudantes Surdos e servidores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE Samara - Roteiro dos vídeos e prints do PE_.zip | 56,41 MB | Unknown | /bitstream/capes/747436/2/PE Samara - Roteiro dos vídeos e prints do PE_.zipDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons