Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coldebella, Eliana Gaspodini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-24T22:34:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-24T22:34:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: A percepção docente sobre o processo de inclusão educacional nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem por finalidade compreender como os docentes percebem oprocesso de inclusão educacional de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau/SC. Está incluída dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e situada dentro do Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa de campo e a análise dos dados por meio da análise de conteúdo. Foram entrevistados dez docentes dos Cursos Técnico de Informática e de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio. Assim sendo, a pesquisa permitiu entender a percepção dos docentes no processo de inclusão educacional de alunos PAEE. Como resultado, foi elaborado e aplicado um produto educacional em formato de e-book, objetivando auxiliar os educadores com conhecimentos referentes ao tema deste estudo, envolvendo inclusão escolar, percepção docente e currículo, intitulado “DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem – ensino para a diversidade”. Este material busca apresentar contribuições básicas sobre o uso das nomenclaturas empregadas no processo de inclusão educacional, assim como referência sobre quem são os alunos PAEE e aborda brevemente as legislações que certificam o processo de inclusão escolar. Para finalizar, o produto educacional oferece aos professores uma estratégia de ensino denominada Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA como ferramenta para a acessibilidade, heterogeneidade e participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 162 páginas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A percepção docente sobre o processo de inclusão educacional nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertaçao Eliana.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747365/2/Dissertaçao Eliana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons