A percepção docente sobre o processo de inclusão educacional nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorColdebella, Eliana Gaspodini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T22:34:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T22:34:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: A percepção docente sobre o processo de inclusão educacional nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenaupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747365-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por finalidade compreender como os docentes percebem oprocesso de inclusão educacional de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau/SC. Está incluída dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e situada dentro do Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa de campo e a análise dos dados por meio da análise de conteúdo. Foram entrevistados dez docentes dos Cursos Técnico de Informática e de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio. Assim sendo, a pesquisa permitiu entender a percepção dos docentes no processo de inclusão educacional de alunos PAEE. Como resultado, foi elaborado e aplicado um produto educacional em formato de e-book, objetivando auxiliar os educadores com conhecimentos referentes ao tema deste estudo, envolvendo inclusão escolar, percepção docente e currículo, intitulado “DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem – ensino para a diversidade”. Este material busca apresentar contribuições básicas sobre o uso das nomenclaturas empregadas no processo de inclusão educacional, assim como referência sobre quem são os alunos PAEE e aborda brevemente as legislações que certificam o processo de inclusão escolar. Para finalizar, o produto educacional oferece aos professores uma estratégia de ensino denominada Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA como ferramenta para a acessibilidade, heterogeneidade e participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent162 páginas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA percepção docente sobre o processo de inclusão educacional nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenaupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons