No mundo dos Games: Uma proposta gamificada no ensino de ciências

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosin, Thais Cristina Rodrigues Tezani Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T12:20:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T12:20:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - NO MUNDO DOS GAMESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747357-
Resumo: dc.description.abstractNo mundo dos Games: Uma proposta gamificada no ensino de ciências foi elaborado e está vinculado à pesquisa da Dissertação intitulada "As tecnologias digitais na prática pedagógica com estudantes da Educação Básica: uma proposta gamificada para o ensino de ciências" do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências - Campus de Bauru. Na disciplina de ciências, sempre são utilizadas as mesmas metodologias de ensino e as mesmas avaliações. O método tradicional não desperta mais interesse nos estudantes. Diante dessas dificuldades, o produto educacional foi elaborado com o propósito de despertar o interesse dos estudantes pela disciplina de ciências, por meio do uso de games. O produto foi desenvolvido pela plataforma Wordwall devido à sua interface intuitiva e ao fato de ser gratuita. Decidimos utilizar uma plataforma gratuita para permitir que outros professores possam criar uma proposta gamificada no ensino de ciências, explorando habilidades distintas daquelas relacionadas à pesquisa. Esse produto consiste em três games elaborados de acordo com as habilidades do ensino de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Paulista do estado de São Paulo. O primeiro game aborda o objeto de conhecimento sobre Transformações Físicas e Químicas. Por outro lado, o segundo game explora o objeto do conhecimento Substâncias e Misturas (homogêneas e heterogêneas). Por último, o próximo game aborda o objeto do conhecimento Separação de Misturas. O objetivo do desenvolvimento desse recurso educativo é mostrar aos estudantes da Educação Básica que a disciplina de ciências também pode utilizar games para se tornar mais atraente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent02 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGame; Gamificação; Ensino de Ciências;pt_BR
Título: dc.titleNo mundo dos Games: Uma proposta gamificada no ensino de ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiência – Ensino Fundamental – anos finaispt_BR
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