Oficina De Comunicação De Más Noticias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Laiane Moraes-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Ana Emilia Vitta-
Autor(es): dc.contributor.authorFurlaneto, Ismari Perini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T14:55:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T14:55:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-25-
identificador: dc.identifier.otherOficina De Comunicação De Más Noticiaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747345-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: A comunicação de má notícia, embora frequente entre os profissionais de saúde e seus pacientes, ainda é considerada tarefa extremamente difícil. Essa habilidade de dar informação é um dos principais determinantes da relação médico-paciente. Objetivo: Considerando a necessidade de promover espaços acadêmicos que proporcionem a aprendizagem da comunicação de notícia difícil, o presente estudo objetivou avaliar a percepção de um grupo de residentes de Clínica Médica quanto ao interesse pelo ensino e aprendizagem de comunicação, assim como suas habilidades de dar notícia difícil, antes e após uma oficina de comunicação de má notícia. Métodos: Todos os médicos residentes do primeiro ano de Clínica Médica de um hospital-geral, em Belém, Pará (Brasil), foram convidados a responder a um questionário composto por dados sociodemográficos e perguntas sobre a sua prática de comunicação, além da versão da Escala de Atitudes e Habilidades de Comunicação (Communication Skills Attitude Scale) que aborda o interesse pela aprendizagem das habilidades comunicacionais. O questionário e a escala foram aplicados em dois momentos: antes e após a oficina teórico-prática de comunicação de má notícia, elaborada para esta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa. Os dados quantificados foram tratados estatisticamente por meio do teste de Wilcoxon (avaliação do escore do CSAS) e Qui-Quadrado e Teste G de aderência (variáveis quantitativas do questionário sobre habilidades de comunicação). A avaliação qualitativa foi feita pela análise de conteúdo de Bardin.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent231 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMás Notíciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectoficinapt_BR
Título: dc.titleOficina De Comunicação De Más Noticiaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMedicinapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHabilidades Humanísticaspt_BR
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