Ensino de geografia e formação de professores: a contribuição do Programa Residência Pedagógica e outras atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Rahyan de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorZuba, Janete Aparecida Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Dulce Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-24T11:10:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-24T11:10:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1344-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de geografia e formação de professores: a contribuição do Programa Residência Pedagógica e outras atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747341-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Ensino de geografia e formação de professores: a contribuição do Programa Residência Pedagógica e outras atividades” é resultado do esforço conjunto de um grupo de professores (docente orientador, preceptores, residentes e demais pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros e da Educação Básica), acadêmicos e alunos vinculados à Unimontes, que participaram de atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Geografia, da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esses colaboradores atuaram em várias escolas parceiras do Programa, como a Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar, Escola Estadual Eloy Pereira, Escola Estadual Deputado Quintino Vargas, Escola Estadual Professora Heloísa Passos, Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro - Escola Normal - e Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues. Muitos professores, autores e seus orientandos desenvolveram os trabalhos em seus Laboratórios e Grupos de pesquisa, com destaque para o Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). A obra está estruturada em três eixos temáticos, totalizando vinte e um capítulos, que abordam questões informativas e reflexivas sobre as vivências dos residentes do Programa de Residência Pedagógica, a importância dessas experiências na formação dos futuros professores e a relevância da parceria entre a universidade e a Educação Básica. Todos os trabalhos apresentados neste livro refletem as vivências e experiências dos futuros professores que a Unimontes apresentará para a sociedade, proporcionando reflexões acerca de diversos temas, incluindo o incentivo à docência e todos os seus percalços, transparecendo nas páginas desta obra a importância do contato direto do futuro professor com a realidade escolar. Que este trabalho estimule reflexões variadas sobre o papel da universidade na formação dos futuros professores, e que as intervenções e pesquisas realizadas durante o desenvolvimento do Subprojeto Geografia nas diversas escolas contempladas contribuam para a atualização dos professores e futuros professores, buscando constantemente o aprimoramento para uma prática docente eficaz. Este livro cumpre seu propósito e é leitura fundamental para quem deseja compreender como funciona o Programa de Residência Pedagógica na Universidade Estadual de Montes Claros. ISBN: 978-65-5388-231-7 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-231-7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleEnsino de geografia e formação de professores: a contribuição do Programa Residência Pedagógica e outras atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.